Após polêmica sobre comparação com Neymar no Enem, Marta responde Bolsonaro

Presidente falou que o futebol feminino não é uma realidade e criticou a pergunta

Foto: Lance!
Marta

A jogadora Marta, seis vezes escolhida a melhor do mundo, deu uma indireta em seu Instagram, aparentemente em resposta ao presidente Jair Bolsonaro,  que mais cedo criticou uma pergunta do Enem em que mostrava a desigualdade de gênero, por meio de uma comparação da diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta .

Em seu perfil oficial, Marta publicou um stories que conta com uma foto sua com a camisa da seleção brasileira e um texto onde diz: "Uns serão lembrados como os melhores da história, outros...".

Antes, Bolsonaro fez duras críticas a questão e desdenhou do futebol feminino. "Não tem que ter comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil. O que o Neymar ganha por ano todos os times de futebol junto no Brasil não faturam por ano. Como que vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário, ela que mostra para onde o mercado deve ir", concluiu. 

Sobre a pergunta que foi feita, colocou a "culpa" nos governos anteriores. "Você tem que dar educação para o povo. Educação, não. Conhecimento. Quem dá educação é a família. Dá conhecimento para o pobre. Você vê as provas do Enem. O banco de questões não é do meu governo ainda, é de governos anteriores. Tem questões ali ridículas ainda, ridículas, tratando de assuntos. Comparando mulher jogando futebol e homem, por que a Marta ganha menos que o Neymar", disse Bolsonaro.

Foto: Reprodução
Marta

Marta atualmente defende o Orlando Pride, nos Estados Unidos. Nascida em Dois Riachos, em Alagoas, a atleta já defendeu diversas equipes no Brasil e na Europa, além de atuar pela seleção brasileira desde 2002. Marta é considerada a maior jogadora do futebol brasileiro e uma das maiores atletas na história do esporte. Ao todo, ela eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo.

Ela também conquistou duas vezes os Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007, além de três títulos da Copa América, em 2003, 2010 e 2018. A jogadora também foi vice-campeã da Copa do Mundo em 2007 e conquistou duas vezes a medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em 2004 e 2008.

Estima-se que a atacante tenha marcado mais de 300 gols como jogadora profissional.