Atlético-GO enfrenta o Flamengo na segunda rodada do Brasileirão
Reprodução
Atlético-GO enfrenta o Flamengo na segunda rodada do Brasileirão

O Atlético-GO se baseou em novos estudos da doença feitos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência do serviço de saúde dos Estados Unidos, e que já foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para solicitar a liberação de seus quatro jogadores com PCR positivo para o jogo desta quarta-feira contra o Flamengo .

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou uma nova reunião para debater o tema e deverá divulgar as novas regras para o controle sanitário do Campeonato Brasileiro.

Segundo as novas diretrizes, uma pessoa assintomática e com PCR positivo para Covid-19, em teste realizado há mais de dez dias, não tem potencial de transmissão do vírus mesmo que um PCR mais recente aponte positivo. Isso quer dizer que essa pessoa já poderia sair do isolamento social após os dez dias, por exemplo.

As diretrizes de isolamento anteriores eram mais conservadoras. Quando a doença apareceu pela primeira vez na China, todos os pacientes com a doença, mesmo os casos leves, foram imediatamente afastadas de suas famílias por 14 dias e não recebiam alta até que tivessem dois testes de PCR negativos.

Segundo a entidade americana, muitos testes de diagnóstico permanecem positivos mesmo semanas após os pacientes terem se recuperado totalmente. Os especialistas agora acreditam que esses testes estão reagindo a fragmentos de vírus mortos que ainda estão sendo eliminados pelo corpo, não a um vírus vivo que pode infectar outra pessoa.

As novas diretrizes também dizem que as pessoas que sabem que se recuperaram de uma infecção por Covid-19 não precisam repetir o teste ou entrar em quarentena, mesmo que sejam expostas a outra pessoa infectada. E como a demanda por testes é alta e os atrasos são longos, esta seria uma forma também de aliviar os laboratórios e cl~inicas sobrecarregados com a quantidade de testes para a doença.

Ao memso tempo, as novas diretrizes recomendam que pessoas gravemente doentes podem demorar mais para se tornarem livres do vírus e por isso podem precisar se isolar por até 20 dias e com orientação médica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!