Filho de Cafu, Danilo (à direita) morreu após sofrer uma parada cardíaca
Reprodução
Filho de Cafu, Danilo (à direita) morreu após sofrer uma parada cardíaca

Antes de se tornar recordista de partidas pela seleção brasileira (149 jogos), Cafu precisou deixar para trás a frustração pela reprovação em nove peneiras até ser aceito e virar profissional no São Paulo. O desafio atual do multicampeão lateral-direito agora é na vida pessoal. Em 4 de setembro, seu filho Danilo, de 30 anos, morreu após passar mal num campo de futebol.

Cafu é membro da Academia Laureus, o Oscar do Esporte, que premia atletas de desempenho destacado e exemplos de superação do esporte. O conhecimento de causa ajuda o ex-capitão no momento atual, que também passa pelo fechamento da Fundação Cafu.

Já votou no Laureus? Para quem você daria o prêmio?
Ainda não. Tem muito nome bacana em condições de ganhar, vai ser disputado.

O Flamengo de 2019 é digno de Laureus?
Sem sombra de dúvida. Fecharia com chave de ouro se conquistasse o Mundial. Vendo de fora, é um time coeso, que joga em conjunto. Não existe a disputa: “eu faço o gol” ou “eu sou o melhor”. Um toca a bola para o outro. Quando um está mais bem posicionado, procura o companheiro. Isso é digno de um grande time.

Ex-jogador Cafu
Fifa/Facebook
Ex-jogador Cafu

A seleção nem tanto, apesar da Copa América, né?
Acho difícil. A sequência de amistosos que houve não foi muito bacana. Ganhou apenas da Coreia do Sul. Foram muitos altos e baixos, oscilou bastante. Nas Eliminatórias, a perspectiva é muito boa. O Brasil vai à Copa, não tenho dúvida. Vai ter um pouco trabalho, ganha, perde, mas no final se classifica. Esperamos fazer uma grande Copa do Mundo.

Você tem ido ao Catar várias vezes. Qual a chance de o torcedor do Flamengo repetir esse roteiro em 2020?
Se mantiver a base, com uma ou duas contratações, acho que tem condições de fazer como o São Paulo fez nos anos 1990, estando em dois Mundiais. Em 2021, o Mundial vai ser extremamente competitivo. Nem sabemos ainda como vai ser a fórmula de classificação sul-americana.

Como vai a discussão na Fifa?
Eu faço parte do comitê de stakeholders. O único problema é o sistema de classificação. Está meio confuso em relação a isso, principalmente envolvendo os sul-americanos. Teremos a próxima reunião no começo do ano para definir isso.

No Laureus, há um prêmio de retorno do ano, a virada do ano. O quanto exemplos esportivos podem contribuir para amenizar dores pessoais como a que você enfrentou com a perda do seu filho?
Pegamos exemplos de pessoas que de uma hora para outra explodiram no esporte, saíram do mundo em que estavam e se tornaram muito conhecidos. Atletas com esse perfil, eu indicaria ao Laureus por tudo o que passaram. A esperança existe e basta dar uma oportunidade para que a vida seja transformada. Vou me apegando a isso, vou levando, para poder superar tudo também.

Qual tem sido seu time hoje em dia na vida pessoal, no suporte psicológico?
A família está dando um apoio bacana. Eu dou apoio à família. Tem Wellington e a Michele, meus filhos, Gabriel e Yasmin, que são meus netos, estamos dando força um para o outro. Sempre fomos muito unidos, e isso faz com que a gente supere. Fiquei surpreso pelo carinho, pela atenção e dedicação das mensagens de todo mundo. Muitos deles conheciam meu filho. Outros, não. E meu filho, todo mundo gostava dele. Esse era um ponto positivo. Em todos os lugares que eu ia, eu o levava e ele fazia as mesmas amizades que eu. O mundo do futebol passou a mensagem, e eu fiquei muito feliz.

Você é embaixador de muitas causas. O quanto isso tem preenchido o seu dia a dia, que eu imagino que continue sendo nada fácil pelo tamanho da sua perda?
Está sendo importantíssimo. Preencher esse espaço é de extrema importância. Estou viajando, em atividades, visito muitas crianças em hospitais. Isso me ajuda a manter a cabeça cheia.

Você sempre foi uma pessoa de sorriso largo. As pessoas não estavam acostumadas a te ver triste.
A mensagem que eu passo é: verdade, estou sofrendo bastante. Mas Deus está me confortando e dando força para eu superar tudo isso. Estou me apegando às coisas que eu sempre gostei de fazer, nas coisas que meu filho fazia. É o que vai confortando a ausência. O choro vai ser para sempre, não tem jeito. Mas o sorriso vai voltar. Vou voltar a dar o sorriso que as pessoas conhecem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!