Você sabia? O Campeonato Carioca de 2020 começa em... 2019!

A partir da próxima semana começa a fase preliminar do torneio, que definirá os últimos classificados para a Taça Guanabara

Foto: Alexandre Durão/Código19/Agência O Globo
Flamengo levanta taça de campeão carioca de 2019

Ao contrário da maioria dos estaduais do Brasil, o Campeonato Carioca não terá início apenas em janeiro de 2020. A partir do próximo domingo (22), começa a primeira fase da competição, que será disputada por apenas seis clubes.

Leia também: Confira curiosidades sobre o Maracanã, estádio que já foi o "maior do mundo"

Nesta frase preliminar do Campeonato Carioca de 2020 , estarão os quatro times de pior campanha em 2018 (exceto os rebaixados) e as duas equipes que conseguiram o acesso na disputa da Série B1.

Estarão nesta primeira fase: America - RJ, Americano, Friburguense, Macaé, Nova Iguaçu e Portuguesa - RJ. Destes, apenas dois se classificam para a fase principal do Carioca, enquanto o restante disputará a fase de rebaixamento, que definirá os dois clubes que jogarão a Série B1.

Flamengo usará o sub-20

Foto: Agência O Globo
Por conta do Mundial de Clubes, o Flamengo só voltará de férias no final de janeiro de 2020

Por conta da disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo só volta de férias no dia 22 de janeiro, data em que o clube estreia no Campeonato Carioca contra o Vasco. Nesta primeira partida e em toda Taça Guanabara , o Rubro-Negro deve utilizar apenas o sub-20 e seus novos reforços, como Pedro Rocha.

Leia também: Globo vai pagar ao Flamengo o dobro do Palmeiras pelo Brasileirão de 2019

O planejamento de Jorge Jesus é de fazer uma pré-temporada de 30 dias, o que impedirá uma estreia do elenco principal ainda na Taça Guanabara, cuja primeira fase se encerra no dia 08 de fevereiro para a equipe.