Taça da Libertadores
Divulgação
Taça da Libertadores

Alcançar uma vaga para a Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro é a meta de muitas equipes grandes do nosso futebol quando o planejamento para a temporada é feito. E para diversos destes clubes, o objetivo de chegar à competição continental pode ficar ainda mais próximo, caso o G6 do Brasileirão se torne G8.

Leia mais: Chile cancela eventos internacionais e final da Libertadores deve ser o próximo

O regulamento do Campeonato Brasileiro prevê que os quatro primeiros colocados tenham vaga garantida na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. Já os times que terminarem na quinta e sexta posições se classificam para disputar a chamada “Pré-Libertadores” que, no caso dos brasileiros, é composta por duas fases eliminatórias. Passando por elas, os clubes entram na fase de grupos.

Neste ano, no entanto, o G6 do Brasileirão pode se tornar G7 ou G8 . Caso o Flamengo seja campeão da Libertadores e termine o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros, abre-se uma vaga para que o sétimo colocado também se garanta na competição sul-americana. Vale ressaltar que o Flamengo, evidentemente, terminará entre os seis primeiros, dada a sua posição na tabela (líder e muito próximo do título).

Quem também pode alterar o cenário é o Athletico-PR. Atual campeão da Copa do Brasil, o Furacão já está garantido na Libertadores do ano que vem. Assim, se o clube paranaense terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, mais uma vaga se abrirá. Atualmente, o Athletico ocupa a 8ª colocação.

Leia mais: Presidentes de Chile e Conmebol se reunirão para tratar final da Libertadores

Vale lembrar que existia a possibilidade do G6 virar G9 , mas essa chance não se concretizou. Para que isso acontecesse, um time brasileiro teria de ser campeão da Copa Sul-Americana, terminar o Brasileirão entre os seis primeiros e contar com Athletico-PR e Flamengo dentro do G6 (considerando um hipotético título flamenguista na Libertadores).

As equipes nacionais que mais chegaram perto da final da Sul-Americana foram Corinthians e Atlético-MG. Ambas foram eliminadas nas semifinais. O Timão sucumbiu diante do Independiente del Valle, do Equador. Já o Galo, não passou pelo Colón, da Argentina.

Restando dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o título está cada vez mais perto do Flamengo, que tem 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. Em relação à disputa pelas vagas na Libertadores , tudo indica que a briga seguirá acirrada, como mostra a classificação da primeira metade da tabela:

Classificação do Campeonato Brasileiro faltando dez rodadas para o fim
Reprodução
Classificação do Campeonato Brasileiro faltando dez rodadas para o fim


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!