Treinador robô vai trabalhar no Parma Basket, da Rússia
Divulgação
Treinador robô vai trabalhar no Parma Basket, da Rússia

O Parma Basket , time de basquete profissional da Rússia, resolveu inovar no esporte. Em parceria com a empresa Promobot, eles criaram um treinador robô .

Leia também: Fórmula 1 pode ter GP em estádio da NFL a partir da temporada 2021

O robô Promobot se tornará um treinador analítico do time, de acordo com um contrato assinado pelos representantes de ambos os lados no último dia 10 de outubro.

Os robôs são usados ​​como consultores, guias, administradores e concierges, substituindo ou dando suporte a funcionários "vivos". Eles são capazes de reconhecer rostos e fala, responder perguntas, trabalhar com documentos e se conectar a serviços de terceiros.

Os deveres do treinador robô incluirão a coleta e análise de dados durante os jogos. Com a ajuda de redes neurais, o Promobot processará indicadores estatísticos dos jogadores, calculará as melhores combinações de jogadores de basquete na quadra e fornecerá isso ao treinador. O técnico estará presente em todos os jogos em casa do Parma.

Sergey Boguslavsky, Presidente do Parma Basket, disse que a novidade é algo sem precedentes. "Nada como isso aconteceu antes. Assinamos um contrato com o primeiro técnico de robôs do mundo. Estou certo de que nosso novo assistente tornará os jogos do Parma ainda mais inteligentes e mais bem-sucedidos".

O primeiro do mundo

Treinador robô vai trabalhar no Parma Basket, da Rússia
Divulgação
Treinador robô vai trabalhar no Parma Basket, da Rússia

É a primeira vez na história dos esportes que um robô se torna um participante pleno do jogo, junto com treinadores, juízes e jogadores. Em 2016, os engenheiros japoneses introduziram um robô com quem uma pessoa pode treinar em um jogo de tênis de mesa, mas a posição de analista é ocupada por um robô pela primeira vez.

"Os robôs de serviço removem parte das tarefas rotineiras do humano, liberando tempo para coisas mais importantes. Portanto, nossos robôs já estão trabalhando como consultores, guias, concierges - em todas essas profissões, as pessoas gastam desnecessariamente sua energia fazendo as mesmas tarefas", disse Oleg Kivokurtsev, diretor de desenvolvimento da Promobot.

"O treinador do time também gasta seus recursos e atenção na análise geral de estatísticas, lembrando de combinações de jogadores e outras tarefas “rotineiras” durante o jogo. O Promobot vai executar essa função rapidamente e de forma precisa, dando ao treinador uma análise já pronta", completou.

E chegará ao Brasil?

Essa também pode ser uma realidade no Brasi, já que esse mesmo modelo de robô já está por aqui através da parceira da Promobot , a Umbô. 

A empresa Promobot foi fundada em 2015 e, atualmente, é a maior fabricante de robôs de serviço autônomo no norte e leste da Europa. Os Promobots trabalham em 35 países como administradores, promotores, consultores, guias e concierges, substituindo ou apoiando funcionários "vivos".

Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no Dubai Mall, no aeroporto de Baltimore, nas lojas da IKEA e nos escritórios da Vodafone, por exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!