O Datafolha divulgou uma pesquisa nacional em que mostra que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. De acordo com o levantamento, o rubro-negro tem a preferência de 20% dos brasileiros, seguido pelo Corinthians, com 14%. 22% das pessoas não têm clube.

Leia também: Torcedores jogam seringas com sangue no gramado para "infectar" jogadores

Torcida do Flamengo é a maior do Brasil
Divulgação
Torcida do Flamengo é a maior do Brasil


A diferença entre Flamengo e Corinthians supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Leia também: Diego Tardelli "alfineta" torcida pelo Flamengo na semi da Libertadores

Veja as maiores torcidas do Brasil

  1. Flamengo (20%)
  2. Corinthians (14%)
  3. São Paulo (8%)
  4. Palmeiras (6%)
  5. Vasco (4%)
  6. Cruzeiro (4%)
  7. Grêmio (4%)
  8. Internacional (3%)
  9. Santos (3%)
  10. Atlético-MG (2%)
  11. Seleção brasileira (2%)
  12. Botafogo (1%)
  13. Bahia (1%)
  14. Fluminense (1%)
  15. Sport (1%)
  16. Santa Cruz (1%)
  17. Fortaleza (1%)
  18. Vitória (1%)
  19. Ceará (1%)

O Flamengo tem vantagem em quase todas as cores. O Corinthians só aparece à frente numericamente do clube carioca entre os brancos, mas com um empate técnico.

Há predomínio de torcedores do clube carioca em três das cinco regiões brasileiras. Ele tem a preferência de 39% no Norte (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos), a de 28% no Centro-Oeste (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos) e a de 27% no Nordeste (margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos).

Já no Sudeste, é registrado um empate técnico com o Corinthians, que aparece numericamente à frente, mas a diferença está dentro da margem de erro (três pontos percentuais para mais ou para menos): 18% a 17%.

No Sul, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, Grêmio aparece em primeiro com 23%, seguido pelo Inter, com 17%, Corinthians, 11%, Flamengo, 4%, São Paulo, 4%, e Santos, também com 4%.

Veja o número das torcidas brasileiras por região


Leia também: Torcedor cadeirante é levado a comemorar acesso do Náutico nos vestiários

A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez em 7 anos. Na pesquisa de 2012, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!