Flamengo recorre ao STF contra decisão que declarou Sport campeão de 1987

Polêmica que se arrasta por 30 anos parecia encerrada após decisão da Suprema Corte, mas clube carioca decidiu entrar com novo recurso

O Clube de Regatas Flamengo entrou com um recurso nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisão de abril da Corte que declarou o Sport Club do Recife o único campeão brasileiro de 1987 , e encerrou 30 anos de disputa judicial.

Leia também: Quem é o campeão brasileiro de 1987? Polêmica sobre título nacional vira livro

Zico e Renato Gaúcho comemoram título do módulo verde de 1987 pelo Flamengo
Foto: Reprodução
Zico e Renato Gaúcho comemoram título do módulo verde de 1987 pelo Flamengo

Por 3 votos a 1, a maioria da Primeira Turma do STF entendeu que a primeira decisão proferida pela Justiça de Pernambuco, que deu o título ao Sport, transitou em julgado e não poderia ser modificada. No acórdão, ficou estabelecido que o time pernambucano seria o único campeão, ao contrário do que pensa o Flamengo .

Contra essa decisão, os advogados do clube rubro-negro entraram, na última quarta-feira, com os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que, a princípio, poderia somente esclarecer obscuridades e omissões, mas não modificar o resultado final do julgamento.

Leia também: Atletas do Chile criam grupo de WhatsApp sem Bravo e colocam nome que o ironiza

O clube carioca, no entanto, busca rever todo o desfecho da questão no STF, argumentando que houve um equívoco desde o início no julgamento, pois a decisão da Justiça pernambucana garantiria, de fato, o título ao Sport, mas não sua exclusividade, podendo a taça ser compartilhada com o Flamengo sem que nenhuma decisão judicial fosse infringida.

O recurso foi direcionado ao relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, também presidente da Primeira Turma e autor do primeiro voto contra o Flamengo, apesar de ter ressaltado, durante o julgamento, ser torcedor rubro-negro.

Leia também: Jogador italiano é suspenso por urinar em direção à torcida adversária

Relembre

O título do Campeonato Brasileiro de 1987 sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport, primeiro colocado do módulo amarelo. Com isso, o time recifense foi declarado campeão pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela campanha no torneio. Até hoje os cariocas se auto-intitulam campeões de 87 e, assim, hexa campeão nacional.

*Com informações da Agência Brasil