A um ano da Copa, menos da metade dos estádios russos estão prontos

Dentre os 12 estádios que receberão partidas da Copa do Mundo de 2018, apenas quatro deles foram entregues pelo Comitê Organizador Local

Arena Cosmos, em Samara, é um dos estádios da Copa de 2018 que ainda não teve obra concluída
Foto: Reprodução/ Stadium DataBase
Arena Cosmos, em Samara, é um dos estádios da Copa de 2018 que ainda não teve obra concluída

A exatamente um ano da abertura do maior evento de futebol do planeta, a Rússia ainda precisa inaugurar oito dos 12 estádios que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2018. Isso significa que apenas 33% das instalações entregues pelo país sede estão prontas.

LEIA TAMBÉM: Copa das Confederações: confira os grupos da competição e a tabela de jogos

De acordo com a "Folha de S. Paulo", o número de estádios russos prontos é menor do que o Brasil em junho de 2013, quando faltava apenas um ano para sediar a Copa do Mundo. Vitaly Mutko, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), chegou a afirmar em maio que todos os estádios da sede de 2018 estarão prontos até o fim deste ano.

Os 11 estádios da Rússia estão espalhados por 11 cidades do país, sendo que dois deles estarão na capital Moscou. Mas ainda tem uma construção que preocupa, a Arena Cosmos, em Samara. Prevista para ser palco de seis jogos do evento, pode ter sua construção adiada. "Esta é a única arena em que estamos com o cronograma atrasado, principalmente no que diz respeito à estrutura do gramado", disse Mutko.

LEIA TAMBÉM: Seleção brasileira goleia a Austrália com direito a gol mais rápido da história

O estádio Luzhniki, palco da final do Mundial na Rússia, foi fechado em 2014 para reformas e está dentro dos oito que ainda não estão prontos. O que se sabe é que a seleção sede vai reinaugurar o local, que foi utilizado nas Olimpíadas de 1980, provavelmente com um amistoso. O mesmo ainda sediou a final da Liga dos Campeões em 2008, quando o Manchester United foi campeão.

"Sempre estive convicto de que a Rússia cumprirá com todas as suas obrigações e agora já podemos ver os fatos concretos. Como presidente da Fifa e um fã de futebol eu convido todos a virem para a Rússia", disse Gianni Infantino.

LEIA TAMBÉM: Modelo promete ficar nua em caso de título da Juve. Time perdeu, mas ela cumpriu

Investimentos

Como anfitriã da Copa do Mundo de 2018, a Rússia vai investir cerca de R$ 36 bilhões em construções e reformas de estádios e infraestruturas. Somente em arenas, foram R$ 11,4 bilhões e a maior parte deste valor é proveniente dos cofres públicos.