Corinthians, Flamengo, Atlético-MG e Chape são campeões estaduais; veja resumo

Confira como foram as decisões dos principais campeonatos estaduais pelo Brasil; Vitória, Coritiba e Goiás também se sagraram campeões; Inter perdeu

Em mais um tradicional domingo de futebol, foram conhecidos os campeões dos principais campeonatos estaduais do Brasil. Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, Chapecoense, Coritiba, Vitória e Goiás são alguns dos times que soltaram o grito já no início da temporada de 2017.

Leia também: Para Zidane, Cristiano Ronaldo deve ganhar a quinta Bola de Ouro: "Está próximo"

Confira abaixo como foram as decisões dos estaduais pelo Brasil com um breve resumo de cada partida do Paulistão, Carioca, Mineiro, Paranaense, Catarinense, Baiano e Goiano. Teve até campeão decidido somente nos pênaltis.

Foto: Divulgação
Corinthians confirmou vantagem e se tornou campeão Paulista pela 28ª vez em 2017

Campeonato Paulista

Jogo de ida: Ponte Preta 0 x 3 Corinthians, no Moisés Lucarelli
Jogo de volta: Corinthians 1 x 1 Ponte Preta, na Arena Corinthians

O Corinthians entrou em campo com uma vantagem enorme, a maior entre os principais estaduais, e, 40 anos depois da lendária decisão de 1977 contra a própria Ponte Preta, conquistou o seu 28º título Paulista.

Foto: Divulgação
Cássio levanta a taça do 28º título Paulista do Corinthians, o primeiro na Arena

Após um primeiro tempo amarrado, Jadson aproveitou saída de bola errada de Fernando Bob e achou Romero livre. O paraguaio chutou, Aranha defendeu, mas no rebote ele não desperdiçou e abriu o placar. Com Marllon, aos 40, a Ponte ainda empatou a partida, mas já era muito tarde. Final: Corinthians campeão e festa dos mais de 46 mil torcedores presentes na Arena.

Campeonato Carioca

Jogo de ida: Fluminense 0 x 1 Flamengo, no Maracanã
Jogo de volta: Flamengo 2 x 1 Fluminense, no Maracanã

O Fluminense precisava de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis e começou a partida com tudo. Logo aos três minutos, Henrique Dourado, o ceifador, aproveitou bola cruzada na área e fez para o tricolor carioca.

Leia também: Árbitro de vídeo será usado pela primeira vez no futebol brasileiro, revela CBF

Boas chances foram criadas para ambos os lados ainda na primeira etapa, mas só no segundo tempo a bola balançou o barbante do Maracanã novamente. Aos 39, Gabriel cobrou escanteio, Réver ganhou de Henrique e cabeceou para boa defesa de Cavalieri, na sobra, porém, estava Guerrero, que fuzilou de pé esquerdo para deixar tudo igual.

Foto: Reprodução
Autor de um dos gols, Guerrero comemora título pelo Flamengo

Com 1 a 1, o Flamengo já era campeão, mas com o Fluminense todo no ataque, o rubro-negro ainda virou a partida com Rodinei, aos 50 minutos, em rápido contra-ataque. Ainda deu tempo do goleiro do Flu ser expulso após falta em Rodinei. Final: Flamengo campeão pela 34ª vez para mais de 68 mil torcedores no Maracanã.

Campeonato Mineiro

Jogo de ida: Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG, no Mineirão
Jogo de volta: Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro, no Independência

O Atlético-MG começou o clássico contra o Cruzeiro com a vantagem de poder empatar para ser campeão, já que teve melhor campanha. Mas Fred e Robinho parecia que não sabiam disso. Logo aos 12 minutos, o camisa 7 recebeu do centroavante dentro da área e só empurrou para o fundo do gol.

Foto: Reprodução
Jogadores do Atlético-MG comemoram o título do Campeonato Mineiro de 2017

No segundo tempo, Ábila, muito ligado, aproveitou cruzamento de Rafinha, dominou no peito, girou e finalizou com muito estilo, de voleio para deixar tudo igual. Aos 24, Elias jogou água no chope e esfriou as chances cruzeirenses, que precisavam virar a partida para ser campeão. Final: Atlético-MG campeão estadual pela 44ª vez.

Campeonato Gaúcho

Jogo de ida: Internacional 2 x 2 Novo Hamburgo, no Beira-Rio
Jogo de volta: Novo Hamburgo 1 (3) x (1) 1 Internacional

O Novo Haburgo surpreendeu ao empatar com o Internacional no primeiro jogo em pleno Beira-Rio e começou a partida decisiva com tudo. Logo aos 21 do primeiro tempo, Ernando tentou afastar, mas fez contra a própria meta. A reação do colorado veio só no segundo tempo.

Foto: Reprodução
Novo Hamburgo derrotou o Internacional nos pênaltis e se tornou Campeão Gaúcho pela primeira vez 2017

Logo aos três minutos, D'Alessandro recebeu na direita e cruzou, após disputa, a bola sobrou para Rodrigo Dourado estufar as redes. A partida terminou empatada e a decisão foi para os pênaltis e aí brilhou a parte azul em Caxias do Sul. Com três pênaltis desperdiçados, entre eles o do camisa 10, o Inter foi superado por 3 a 1 e não conseguiu o heptacampeonato estadual. Bom para o Novo Hamburgo, que pôde gritar campeão pela primeira vez na história.

Campeonato Parananese

Jogo de ida: Atlético-PR 0 x 3 Coritiba, na Arena da Baixada
Jogo de volta: Coritiba 0 x 0 Atlético-PR, no Couto Pereira

Após vencer a primeira partida por 3 a 0 fora de casa, o Coritiba foi recebido pelo seu torcedor com muita festa e já com uma mão na taça do Campeonato Paranaense. Em boa parte do primeiro tempo controlou as ações e a melhor chance dos rubro-negros veio apenas aos 45 minutos.

Foto: Reprodução
Torcida do Coritiba deu show para comemorar mais um título estadual

Na etapa final, o Furacão foi pra cima e o Coxa se fechou, não deixando que o rival furasse a boa defesa. A melhor chance foi aos 32 com cobrança de falta de João Pedro. Final: Coritiba, pela 38ª vez, campeão Paranaense.

Campeonato Catarinense

Jogo de ida: Avaí 0 x 1 Chapecoense, na Ressacada
Jogo de volta: Chapecoense 0 x 1 Avaí, na Arena Condá

Pouco mais de cinco meses depois da tragédia que matou parte do elenco campeão estadual de 2016, a Chapecoense voltou a conquistar um título. Após vencer o primeiro jogo contra o Avaí por 1 a 0, o Verdão do Oeste fez valer o regulamento e, apesar de ser derrotado pelo mesmo placar, se tornou bicampeão pela primeira vez em sua história.

Foto: Reprodução
O elenco da Chapecoense campeão Catarinense de 2017

O gol do Avaí foi marcado por Leandro Silva, aos 27 do primeiro tempo, mas foi só. Pela sexta vez, a Chapecoense conquistou o título do Campeonato Catarinense, para a alegria dos torcedores e de todos que ajudaram na reconstrução de um dos times mais amados do Brasil.

Leia também: Acusado de sequestro, jogador é preso durante partida do Campeonato Gaúcho

Outros estaduais

Em outros estaduais pelo Brasil, o Goiás, que havia vencido o Vila Nova na partida de ida por 3 a 0, conseguiu uma vitória mínima na partida de volta no Serra Dourada para conquistar o terceiro título goiano consecutivo. Já na Bahia, o Vitória, time de melhor campanha, segurou o 0 a 0 no Barradão - na partida de ida o empate havia sido por 1 a 1 - e conquistou, de forma invicta, o título baiano de 2017. No Sergipe, o Confiança conquistou o título e em Pernambuco o Sport empatou com o Salgueiro na partida de ida da final do estadual local. A volta acontecerá no dia 18 de junho.