Iraquiano não possui ligação com ataque ao Borussia, diz polícia alemã

Homem muçulmano de origem iraquiana preso pela polícia da Alemanha foi descartado como suspeito do ataque ao ônibus do Borussia Dortmund

Polícia investiga atentado a bomba contra o ônibus do Borussia Dortmund; iraquiano é descartado
Foto: DPA
Polícia investiga atentado a bomba contra o ônibus do Borussia Dortmund; iraquiano é descartado

A Polícia Federal da Alemanha informou nesta quinta-feira (13) que não existe nenhuma prova que possa ligar ou incrimar o iraquiano preso um dia depois das explosões que atingiram o ônibus do Borussia Dortmund na última terça-feira, pouco antes da partida contra o Monaco pela Liga dos Campeões.

LEIA TAMBÉM: Prostituição e drogas: a vida secreta de cheerleaders que escandaliza os EUA

O iraquiano tinha sido detido pelas autoridades alemãs como o principal suspeito de ligação ao ataque, o qual está sendo considerado um ato terrorista. Segundo a porta-voz da Procuradoria Federal, Frauke Köhler, a pessoa presa é pertencente a "ambientes islâmicos".

"As investigações não forneceram ainda nenhuma prova de que o acusado tenha participação no ataque", comunicou a Polícia Federal de Berlim. O detido é Abdul Besete A., de 26 anos, e a polícia suspeitava de que ele tivesse aderido ao jihadismo do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

As autoridades alemãs trabalham agora com duas hipóteses: atentado terrorista islâmico ou ultranacionalista. De acordo com a imprensa local, porém, teria sido encontrada uma carta aos arredores do atentado com dizeres do Alcorão, "em nome de Deus, o clemente, o misericordioso", e referências ao ataque terrorista de dezembro passado contra um mercado de natal de Berlim.

LEIA TAMBÉM: Bolada de Fàbregas pode deixar sequelas em bebê de seis meses

Ataque

O ônibus do Borussia foi atingido por bombas enquanto se dirigia ao estádio para uma partida contra o Monaco pela Liga dos Campeões na última terça-feira (11), em Dortmund. O zagueiro Marc Bartra estava no último banco do transporte, foi atingido por estilhados de vidro e chegou a ser encaminhado a um hospital.

O jogador do Borussia Dortmund foi operado devido a fratura no pulso direito e passa bem. Por conta do ataque, o jogo aconteceu um dia depois do incidente e o time alemão perdeu por 3 a 2 o jogo de ida das quartas de final da Champions League.

LEIA TAMBÉM: Canadá, Estados Unidos e México lançam candidatura para Copa de 2026

Com o descarte do iraquiano das investigações, a polícia alemã prossegue em busca de outros suspeitos e possíveis envolvidos.