Confira quais são os estádios de futebol mais bonitos do mundo

O estádio mais bonito do mundo está localizado na França e possui a capacidade de 42 mil espectadores; confira a lista

Majestosos e espetaculares, os estádios de futebol estão se tornando cada vez mais obras de arquitetura contemporânea, com projetos assinados por profissionais de renome mundial. Entre os primeiros arquitetos que receberam o desafio de um projeto de estádio está o italiano Renzo Piano que, para a Copa do Mundo de 1990, desenhou o estádio San Nicola, em Bari.

LEIA TAMBÉM: Confira quais são os maiores estádios da Libertadores; Maracanã não é primeiro

Atualmente, os estádios mais reconhecidos pela arquitetura são aqueles de times mais prestigiados e economicamente mais fortes. É o caso do novo estádio lodrino do Tottenham, do arquiteto japonês Kengo Kuma, que também está desenhando uma nova arena para a capital de seu país.

Confira a lista dos estádios mais belos do mundo:

1º: Estádio Matmut-Atlantique de Bordeaux (França)

Estádio Matmut-Atlantique de Bordeaux (França), considerado um dos estádios mais belos do mundo
Foto: Divulgação
Estádio Matmut-Atlantique de Bordeaux (França), considerado um dos estádios mais belos do mundo

Localizado na cidade de Bórdeus, foi inaugurado em 2015. No mesmo ano, o estádio com capacidade para 42 mil pessoas recebeu o prêmio de melhor implantação esportiva. Projetado pelos arquitetos suiços Herzon e De Meuron, a estrutura retangular é apoiada por 900 mil colunas de aço brancas.

2º Wembley Stadium de Londres (Inglaterra)

Foto: Divulgação
Wembley Stadium de Londres (Inglaterra)

Inaugurado em 2007, o projeto do estádio londrino de Wembley é de Norman Foster. Com capacidade para 90 mil pessoas, é o segundo maior da Europa. Sua cobertura parcialmente retrátil é caracterizada por um arco de aço de 1334 metros de altura.

LEIA TAMBÉM: Conheça o estádio em formato de origami que custou mais de R$ 4 bilhões

3º: Estádio Nacional de Pequim (China)

Foto: Divulgação
Estádio Nacional de Pequim (China)

Conhecido como "ninho de pássaro", foi projetado pelos arquitetos suíços Herzon e Meuron e pelo artista Ai Weiwei. Sua estrutura ramificada pode receber até 91 mil espectadores.

4º Parc Olympique Lyonnais (França)

Foto: Divulgação
Parc Olympique Lyonnais (França)

O novo estádio do Olympique Lyon foi projetado pelo estúdio americano de arquitetura Populos. Com teto triangular, possui capacidade de 60 mil pessoas.

5º Allianz Arena de Munique (Alemanha)

Foto: Divulgação
Allianz Arena de Munique (Alemanha)

Inaugurado em 2005, o estádio do Bayern de Munique foi projetado pelos arquitetos suíços Herzog e De Meuron. É a primeira estrutura esportiva do mundo que muda de cor as paredes externas de acordo com o time que está jogando. O estádio pode abrigar até 70 mil espectadores e no seu interior conta ainda com o museu do time alemão, além de centros comerciais, salas para conferências, restaurantes e lojas de esporte.

LEIA TAMBÉM: Boca Juniors estuda reformar e aumentar o La Bombonera

6º Juventus Stadium de Turim (Itália)

Foto: Divulgação
Juventus Stadium de Turim (Itália)

Além de receber partidas, o novo estádio da Juventus possui lojas e um museu dedicado à história do time. O projeto realizado pelo grupo Gau em 2011 é o primeiro do mundo com implanto sustentável em um estádio. Há ainda 7 mil painéis de alumínio coloridos em vários tons de cinza e branco que refletem a luz e dão o efeito de uma bandeira em movimento.

7º Kaohsiung (Taiwan)

Foto: Divulgação
Kaohsiung (Taiwan)

É o primeiro estádio do mundo capaz de produzir autonomamente energia para funcionar. Projetado pelo arquiteto japonês Toyo Ito em 2009, possui cerca de 9 mil painéis solares fotovoltaicos que o cobrem.

8º FBN Stadium de Joanesburgo (África do Sul)

Foto: Divulgação
FBN Stadium de Joanesburgo (África do Sul)

Reformado em 2010 para receber o Mundial daquele ano, o local é conhecido por ter recebido o primeiro discurso de Nelson Mandela depois do fim de sua prisão, em 1990. Construído em 1987, foi redesenhado pelos escritórios de arquitetura Populous e Boogertman & Partners, um dos estádios mais belos do mundo, o de Joanesburgo lembra um vaso de argila sobre o fogo.