Aos 38, Drogba daria jogo? Confira esta seleção de 'trintões' do Brasileirão

Montamos um time - e até reservas - de jogadores com mais de 34 anos; especulado no Corinthians, Drogba, quase quarentão, seria um bom reforço?

Foto: Divulgação
Aos 38, Drogba daria jogo no futebol brasileiro? Confira abaixo nossa seleção de jogadores com mais de 34 anos

Quando a notícia de que o Corinthians enviou uma proposta oficial para contratar o atacante marfinense Didier Drogba  veio a tona, o mundo do futebol enlouqueceu e os torcedores e comentaristas expressaram opiniões diferentes. O jogador, com 38 anos, está velho demais para ser contratado ou ele ainda é muito acima da média e faria diferença no Brasil? Sem entrar nesse mérito, o iG Esporte montou uma seleção, com 11 e até reservas, de jogadores que atuam no futebol brasileiro e que poderia fazer uma boa campanha em 2017.

O TIME

Como se sabe, toda seleção  bom começa com um grande goleiro. E ninguém melhor para ocupar este posto na nossa seleção do que Fernando Prass. Aos 38 anos, o arqueiro palmeirense vive seu melhor momento na carreira e, no ano passado, chegou até a ser convocado pela seleção brasileira olímpica para disputar o Rio 2016, mas uma lesão o impediu de participar. Os alviverdes devem muito a Prass, que foi heroico na conquista da Copa do Brasil de 2015 e também ajudou na bela campanha vitoriosa do Brasileiro 2016. Ele tem tudo para brilhar novamente em 2017.

Léo Moura, também aos 38 anos, é o lateral direito. O experiente defensor, com grande passagem pelo Flamengo (2005 a 2015) teve um 2016 abaixo do esperado no Santa Cruz, após passagens apagadas pelos Estados Unidos e Índia, além do Metropolitano-SC. Foi contratado pelo Grêmio e terá chance de mostrar seu futebol na Copa Libertadores. 

LEIA MAIS: Jogadores escoceses são indiciados por estupro coletivo

Com boa história no Flamengo, onde foi revelado em 1996 e permaneceu até 2002, o zagueiro Juan, que renovou por mais um ano com o rubro-negro, mesmo aos 37 anos (completa 38 dia 1º de fevereiro), não foi titular em 2016, mas é uma ótima opção no banco, principalmente para a disputa da Copa Libertadores. Sua experiência europeia e também na seleção brasileira deve ajudar muito o clube carioca.

Ao seu lado está Leonardo Silva. Aos 37 anos, o zagueiro, que está no Atlético-MG desde 2011 e participou diretamente da campanha vitoriosa da Libertadores em 2013, se lesionou em outubro e ficou fora da reta final do Brasileirão. Em fase final de recuperação, o capitão alvinegro deve atuar ao lado de Erazo em 2017.

Ninguém melhor que ocupar a lateral esquerda do que o interminável Zé Roberto. Com incríveis 42 anos, Zé tem contrato até o final deste ano com o Palmeiras, onde está desde 2015. Foi titular em muitos jogos na campanha do título nacional de 2016, inclusive atuando os 90 minutos, mesmo com a sombra de Egídio. Sua missão este ano é ajudar o alviverde na conquista de mais títulos.

LEIA MAIS: Camisa de Alan Ruschel é encontrada nos destroços do avião da Chape

O meio de campo começa com Leandro Donizete. Depois de quatro anos no Atlético-MG, o xerifão foi contratado pelo Santos por três temporadas e aos 34 anos deve pintar entre os titulares de Dorival Jr. em muitos jogos, inclusive nos da Libertadores, onde a experiência vale muito.

Ao seu lado está Renato. Em 2016, mesmo com 37 anos, o meio-campista do Santos foi o único a jogar as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. Na Baixada Santista desde 2014, Renatinho não é só experiência, já que seu nível físico e técnico da de dez em muitos jovens. Não se sabe se ele jogará ao lado de Donizete no alvinegro, de qualquer forma, a "volância" peixeira é calejada.

O primeiro responsável por armar o time e deixar os atacantes na cara do gol é o argentino D'Alessandro. Com 35 anos, após ser emprestado ao River Plate no ano passado, o jogador retornou ao clube gaúcho e será um dos responsáveis por recolocar o Colorado na elite do Brasileiro. Sua identificação com a torcida e a experiência devem ajudar muito. 

Também com 35 anos, Nenê, meia do Vasco é o outro armador da nossa seleção. Mesmo com as especulações de que poderia deixar a Colina,  Nenê deve mesmo jogar pelo Cruzmaltino neste ano. Vive grande fase desde que retornou para o futebol brasileiro em 2015 e tem tudo para fazer mais uma boa temporada em 2017.

Quem vai ter o papel de balançar as redes do nosso time é Ricardo Oliveira. Com 36 anos, o atacante do Santos foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2015, quando voltou dos Emirados Árabes Unidos, e um dos goleadores do Brasil. Em 2016, algumas lesões o impediram de ser o principal atacante do país, mas ainda assim fez 11 no torneio nacional e ficou três atrás do artilheiro. Em 2017 tem a chance de mostrar o futebol de alto nível pelos campos da América do Sul. 

LEIA MAIS: Marcelo Cabo foi encontrado em um motel e não foi vítima de crime, diz polícia

Grafite, com 37 anos, é o outro atacante. Quando foi contratado pelo Santa Cruz em 2015, não era possível saber se o jogador daria certo, mas, em campo, ele mostrou que ainda sabia balançar as redes. Com 13 gols no Brasileirão do ano passado, foi o vice-artilheiro. O bom nível fez ser contratado pelo Atlético-PR, onde disputará a Copa Libertadores de 2017.

RESERVAS

Além dos 11 titulares, conseguimos selecionar ainda mais oito reservas, são eles: Magrão (goleiro - 39 anos - Sport), Rodrigo (zagueiro - 36 anos - Vasco), Lugano (zagueiro - 36 anos - São Paulo), Ceará (lateral - 36 anos - Internacional), Danilo (meio-campista - 37 anos - Corinthians), Lucho González (meio-campista - 35 anos - Atlético-PR), Magno Alves (atacante - 41 anos - Ceará) e Emerson Sheik (atacante - 38 anos - sem clube).

Esta seria a nossa seleção de experientes do Brasileirão. E para você, leitor, qual seria o seu time ideal?