Tamanho do texto

Boa Esporte, Guarani, ABC e Juventude são os novos clubes que vão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017

Boa Esporte foi o grande campeão da Série C 2016 e é um dos 17 clubes confirmados na Série B de 2017
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Boa Esporte foi o grande campeão da Série C 2016 e é um dos 17 clubes confirmados na Série B de 2017

A edição 2016 da Série B do Campeonato Brasileiro será encerrada neste sábado, mas a próxima temporada já começa a ganhar forma. Dos 20 clubes, 17 estão confirmados. Os últimos três serão definidos na briga contra o descenso entre Oeste e Joinville, na luta pelo acesso entre Bahia, Vasco e Náutico e também no último degolado da Série A entre Sport, Vitória e Internacional.

Leia mais: Sudeste seguirá com supremacia no Brasileiro 2017, que já tem 16 times definidos

Em relação as novidades de 2017 há os quatro clubes que conquistaram o acesso na Série C. O Boa Esporte é o atual campeão e chega ao lado do vice Guarani, do ABC e do Juventude. Mineiros e potiguares fizeram o tradicional bate e volta, enquanto o Guarani estava fora da Série B desde 2012 e o jejum do Juventude vinha desde 2009. Se este quarteto subiu, teve um trio que desceu. 

América Mineiro e Santa Cruz foram rebaixados na Série A um ano após o acesso. O Figueirense, por sua vez, estava na elite desde 2014. Figueira, aliás, que aumentou a força do Sul na Série B 2017. A região terá, ao menos, seis representantes na divisão (Figueirense, Londrina, Criciúma, Brasil, Paraná e Juventude). Joinville e Internacional ainda poderão engrossar esta lista.

Leia mais: Ricardo Gomes não é mais técnico do São Paulo; auxiliar Pintado assume

Dos clubes definidos há também quatro representantes do Nordeste (Santa Cruz, CRB, Ceará e ABC), três do Sudeste (America Mineiro, Boa Esporte e Guarani), três do Centro-Oeste (Luverdense, Vila Nova e Goiás) e um do Norte (Paysandu). 

Luta para subir

Enquanto Atlético Goianiense e Avaí já garantiram o retorno ao primeiro escalão do futebol nacional, Bahia, Vasco e Náutico brigam pelas outras duas vagas. O time baiano, atual terceiro colocado, assegura o acesso com um empate diante do Atlético-GO, enquanto o Vasco precisa vencer o Ceará no Maracanã para se garantir. 

Leia mais: Entenda o caso Neymar: brasileiro pode realmente ir para a cadeia?

Se empatar ou perder, o time carioca precisa torcer por uma derrota ou empate da equipe pernambucana, que enfrenta o Oeste, time que luta para não cair, em casa. A última rodada da Série B começou nesta terça-feira com a vitória do Goiás sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 1 e será completada com dois jogos na sexta e outros sete no sábado, todos esses às 17h30.  *Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte.

    Leia tudo sobre: futebol