Tamanho do texto

Na última rodada, diante do Atlético-MG, o capitão palmeirense deu seu décimo passe a gol: "Agora estou atuando um pouco mais recuado"

Com dez assistências no Brasileiro, Dudu é o maior garçom da competição
Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação
Com dez assistências no Brasileiro, Dudu é o maior garçom da competição

Um dos principais jogadores do Palmeiras desde que chegou ao clube, no início de 2015, o atacante Dudu continua a comprovar sua regularidade. O belo passe para Gabriel Jesus marcar o gol do alviverde no empate em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, na última quinta-feira, em Minas Gerais, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi a décima assistência do capitão na competição, que o coloca na liderança do quesito no torneio, ao lado do meia Gustavo Scarpa, do Fluminense.

LEIA MAIS: Copete assume artilharia e vira protagonista do Santos no Brasileirão

Além dos dez passes para gol no Brasileirão, o capitão do Palmeiras foi o responsável por outros dois toques decisivos na Libertadores deste ano. Até agora, o goiano soma 12 assistências na temporada, mesmo número obtido em 2015, quando terminou o ano como o segundo principal assistente da equipe, atrás do meio-campista Robinho, com 13, que, atualmente, defende o Cruzeiro. A diferença, no entanto, é que, em 2016, Dudu precisou de cinco partidas a menos para alcançar o feito (51, em 2016, contra 56, em 2015).

LEIA MAIS: "É uma lenda", diz Ronaldo sobre Paolo Rossi, carrasco brasileiro em 1982

Animado pela possibilidade de ultrapassar a boa marca de 2015, o baixinho de 24 anos falou sobre a atual fase. “Eu sempre joguei mais avançado, mas agora estou atuando um pouco mais recuado e isso facilita a olhar o jogo de outra maneira. Mais importante do que a posição onde jogar é poder ajudar o Palmeiras a vencer as partidas. Ontem, graças a Deus, nós conseguimos um resultado importante e todos estão de parabéns”, disse.

Números confirmam

A afirmação do camisa 7 pode ser comprovada pelos números. Ao analisar a quantidade de passes para finalização dos jogadores do Palmeiras no Brasileirão, é nítido como o atacante se sobressai aos demais. Com 80 toques para finalização dos companheiros, o capitão tem mais passes do que o segundo e terceiro colocados juntos: Gabriel Jesus tem 33 e o lateral Jean soma 32.

LEIA MAIS: David Luiz valoriza pausa de 14 dias, mas diz: "Estou louco para voltar a jogar"

Em 2016, Dudu jogou 51 partidas, marcou cinco gols e deu 12 assistências. Desde que chegou ao Palmeiras, no início do ano passado, entrou em campo 107 vezes, fez 24 gols e deu 24 assistências. Atrás dele no quesito de assistências está Cleiton Xavier, com seis, e Jean e Roger Guedes, com quatro. Quando o quesito é bola nas redes, ele é o terceiro principal artilheiro, com cinco gols, atrás de Jean, seis, e Gabriel Jesus, com 12.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.