Tamanho do texto

Equipe carioca faz campanha abaixo do esperado na Série B e os torcedores não têm comparecido em São Januário. Média é de apenas 4.522 pagantes

A torcida do Vasco não está nada satisfeita com o desempenho do time nas últimas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas ainda assim, os torcedores não têm motivos para reclamar. O Gigante da Colina é o único clube que esteve todas as rodadas no G4. Sem falar que a própria torcida não tem dado sua colaboração ao clube carioca, que ocupa a modesta décima colocação no ranking de público.

LEIA MAIS: Campeonato Baiano feminino terá sete atletas ‘garimpadas’ em projeto no interior

Em 18 partidas como mandante na Série B , o clube cruzmaltino aparece com média de apenas 4.522 pagantes e público total de 81.396 torcedores. Para se ter uma ideia, o Vasco está atrás até mesmo do lanterna e já rebaixado Sampaio Corrêa. O clube maranhense, em 17 jogos ao lado da torcida, obteve média de 4.925 fãs.

2.555 testemunhas viram o Vasco empatar com o Luverdense por 1 a 1 pela 35ª rodada da Série B
Paulo Fernandes/Vasco.com.br
2.555 testemunhas viram o Vasco empatar com o Luverdense por 1 a 1 pela 35ª rodada da Série B

O maior público do Gigante da Colina, aliás, foi alcançado contra este mesmo Sampaio Corrêa (7.832). Ou seja, o Vasco - maior clube da edição 2016 da segunda divisão - ainda não conseguiu público superior a dez mil pagantes. E a marca atingida contra os nordestinos foi no Estádio Kléber de Andrade, em Cariacica.

LEIA MAIS: Vitória nega sondagens por Marinho e não teme assédio por artilheiro

Em São Januário, o melhor desempenho nas arquibancadas ocorreu contra o Bahia (7.757). Na última terça-feira, durante o empate, por 1 a 1, com o Luverdense, o torcedor - que tanto reclama do time - rendeu ao Vasco o terceiro pior público na B  (2.555). Esta marca ficou à frente apenas dos confrontos ante Joinville (1.689) e Vila Nova (2.052).

DIFERENÇA DE OUTRAS EDIÇÕES

A média de 4.522 pagantes é 5,7 vezes inferior à apresentada em 2009, ano de sua primeira passagem na segundona (25.732). Há dois anos, o Vasco também conseguiu média melhor e subiu com 14.232 fãs. Mas apesar da desconfiança dos torcedores e dos recentes tropeços, o Vasco segue forte no G4.

O Gigante da Colina está no 3º lugar com 59 pontos, mesma pontuação do vice-líder Bahia que ganha no saldo de gols (23 a 12) e mesma pontuação do Avaí, 4º colocado, que perde no saldo de gols (12 a 7). Já o Náutico, primeiro clube fora da zona do acesso, aparece com 57 pontos.

LEIA MAIS: Novo limite para Lei de Incentivo ao Esporte deve ser votado em breve na Câmara

Atrás da recuperação, o Vasco voltará a campo no próximo sábado, às 16h30, para encarar o ameaçado Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª e antepenúltima rodada da Série B.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esport e

    Leia tudo sobre: futebol