Tamanho do texto

Desde que chegou ao time da Vila Belmiro, em julho, o atacante colombiano balançou as redes dez vezes e deu cinco assistências que resultaram em gol

Em sua melhor fase na carreira, o atacante Jonathan Copete tem sido decisivo para a ótima campanha do Santos no Campeonato Brasileiro. Na Vila desde julho deste ano, ele é vice-artilheiro e é quem mais deu assistências na equipe. Foram oito gols e cinco assistências. Seja com passes ou com gols, a participação do camisa 36 foi importante para o time sair de campo com a vitória em dois partidas, isto é, em conquistar 24 pontos.

LEIA MAIS: Tragédia no México! Jogador leva cartão vermelho e mata o árbitro

No jogo do último domingo, válido pela 34ª rodada do Brasileirão, o colombiano foi o autor do gol da vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas, que garantiu ao escrete praiano a vice-liderança do nacional, com 64 pontos. Na partida anterior, Copete havia sido o herói do clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, ao marcar o único gol do confronto. Já no clássico San-São, realizado no Pacaembu, pela 30ª rodada, o camisa 36 também foi o responsável pelo tento da vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0. Além desses três gols, o atacante deixou a sua marca nos triunfos sobre o Fluminense (2 a 1), Santa Cruz (3 a 2) e Vitória (3 a 2), pelas 29ª, 26ª e 16ª rodadas, respectivamente.

Copete comemora o gol da vitória do Santos sobre a Ponte Preta por 2 a 1
IVAN STORTI/ SANTOS FC
Copete comemora o gol da vitória do Santos sobre a Ponte Preta por 2 a 1

As outras duas vezes em que marcou pelo Peixe no Brasileiro foram na vitória sobre a Chapecoense, por 3 a 0, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada, e na derrota para o Grêmio, por 3 a 2, na Arena do Grêmio, pela 12ª rodada da competição nacional, a sua estreia com a camisa alvinegra. O duelo com o tricolor gaúcho, inclusive, foi o único em que o colombiano balançou as redes e o Santos não saiu com os três pontos.

ASSISTÊNCIAS

A vitória sobre a Chapecoense, por 3 a 0, pela 13ª rodada, só foi construída após a entrada de Copete. O jogador iniciou o duelo no banco de reservas e foi chamado aos 11 minutos do segundo tempo, quando o placar permanecia inalterado. Com assistências para os gols de Rodrigão e Yuri, além de um gol, o camisa 36 mudou a partida e foi fundamental para o triunfo. Já no confronto entre os dois clubes pelo segundo turno, desta vez, na Arena Condá, o jogador deu o passe para o único gol do jogo, marcado pelo meia Lucas Lima.

LEIA MAIS: América acusa rival de agressões e ameaça com arma de fogo; árbitro contradiz

Os outros passes para gols foram dados durante o triunfo sobre o Vitória, por 3 a 2, no Barradão, pela 16ª rodada, e na derrota para o Grêmio, por 3 a 2, em Porto Alegre, pela 12ª rodada.

CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO COLOMBIANA

Apesar de ter chegado ao Santos apenas no meio do ano, Copete já é o segundo principal goleador do time no Brasileirão, com oito gols, apenas dois atrás de Vitor Bueno (10), e maior garçom da equipe na competição nacional (ao lado de Jean Mota), com cinco assistências. A ótima fase foi premiada com a inédita convocação para defender a seleção colombiana nos jogos contra o Chile, no próximo dia 10, em Barranquilla, e Argentina, cinco dias depois, em San Juan, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Copete é o principal artilheiro do Santos após a saída de Gabigol
IVAN STORTI/ SANTOS FC
Copete é o principal artilheiro do Santos após a saída de Gabigol

Totalmente adaptado ao Brasil e contente pelo momento, o atacante falou sobre a boa fase. “As coisas estão acontecendo de uma maneira positiva e estou muito feliz. Quando cheguei, sabia que nada seria fácil e que teria que batalhar muito para demonstrar o meu valor em um clube tão grande como o Santos. Graças a Deus, todo mundo do clube sempre me apoiou demais e estou conseguindo ajudar os meus companheiros. Continuarei trabalhando cada dia mais para seguir evoluindo”, afirmou o camisa 36.

Artilheiro da era pós-Gabigol

Após a transferência de Gabriel para a Internazionale, da Itália, no final de agosto, Jonathan Copete é o jogador do Santos que mais vezes balançou as redes, com sete gols, três a mais que o centroavante Ricardo Oliveira, que tem quatro. 

LEIA MAIS: Maior artilheiro da seleção italiana, Gigi Riva completa 72 anos

Desde que desembarcou na Vila Belmiro, em julho deste ano, Copete entrou em campo 28 vezes, marcou dez gols e deu cinco assistências. Convocado para a seleção colombiana pela primeira vez na carreira, o jogador poderá fazer a sua estreia pelo time nacional nos duelos com Chile e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

    Leia tudo sobre: futebol