FIFA divulga os candidatos ao prêmio de Melhor Treinador 2016
Revelado nesta quarta-feira (2) os dez nomes para Melhor Treinador
A FIFA (Federação Internacional de Futebol) divulgou na manhã desta quarta-feira (2), os dez candidatos ao prêmio de Melhor Treinador da FIFA 2016 (Men's Coach Award 2016).
Leia mais: Histórico! Seleção feminina será comandada por uma mulher pela primeira vez
Os candidatos para Melhor Treinador, em ordem alfabética, são:
Chris Coleman (País de Gales)
Claudio Ranieri (Leicester City)
Didier Deschamps (França)
Diego Simeone (Atlético de Madrid)
Fernando Santos (Portugal)
Jürgen Klopp (Liverpool)
Luis Enrique (Barcelona)
Mauricio Pochettino (Tottenham)
Pep Guardola (Manchester City)
Zinédine Zidane (Real Madrid)
VOTAÇÃO DO PRÊMIO
O prêmio de Melhor Treinador 2016 é escolhido através de um processo de voto combinado, sendo 50% da decisão baseada nas escolhas de capitães e técnicos de selecões nacionais de todo o mundo. Os outros 50% são divididos entre o resultado de votação online do público e um grupo de 200 representantes da mídia dos seis continentes.
Leia mais: Luis Suárez domina bola jogada de guindaste de 35m de altura; confira o vídeo
Na terça-feira (1º), a FIFA divulgou as dez candidatas ao prêmio de Melhor Treinador 2016 de futebol feminino enquanto a lista das dez concorrentes de Melhor Jogadora sai na quinta-feira (3). No dia 4 de Novembro a FIFA divulgará os 23 finalistas ao prêmio de Melhor Jogador do ano.
Tanto a votação para jogadores e treinadores, homens e mulheres, tem início no dia 4 de Novembro (sexta-feira) e vai até a terça-feira, 22. A lista final dos três nomeados de cada categoria será anunciada no dia 2 de dezembro.
Leia mais: Maior artilheiro das Copas, Klose dá adeus aos gramados
Na lista dos treinadores do futebol feminino, Oswaldo Alvarez, o Vadão, entra na disputa ao comando da seleção brasileira de futebol feminino. Na lista dos homens, o inglês Chris Coleman ganhou reconhecimento após levar a seleção galesa à semi-final na Eurocopa.
RETROSPECTIVA
O prêmio FIFA de Melhor Treinador começou em 2010. O primeiro a receber a honra foi o português José Mourinho, pelo trabalho no Internazionale de Milão. Pep Guardiola busca em 2016 seu segundo prêmio, desta vez como treinador do Manchester City, já que recebeu em 2011, atuando pelo Barcelona. O espanhol Luis Enrique foi eleito ano passado e busca o bi mais uma vez pelo time catalão.
2015 Luis Enrique (Barcelona)
2014 Joachin Löw (Alemanha)
2013 Jupp Heynckes (Bayern Munich)
2012 Vicente del Bosque (Spain)
2011 Pep Guardiola (Barcelona)
2010 José Mourinho (Internazionale)