Alerta de spoiler: Messi, astro do Barcelona, não está no topo da lista. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é apenas o 23º colocado na relação
Quem é o melhor jogador de todos os tempos da Liga Espanhola de futebol, a La Liga? Engana-se quem pensa que o dono do posto é o argentino Lionel Messi , astro do Barcelona. Ele no top 5, mas aparece atrás de um nome que fez história com a camisa do rival Real Madrid .
Veja a tabela do Campeonato Espanhol

O Centro de Investigação de História e Estatística do Futebol da Espanha (CIHEFE) fez um estudo que levou em conta o desempenho dos atletas em 85 anos de Liga Espanhola . Quem ficou com o título de melhor jogador foi Raúl González , que defendeu a equipe de Madri de 1994 a 2010. As informações são do jornal "Marca".
O estudo
A pesquisa foi elaborada por José Antonio Ortega, que analisou 9.117 jogadores, que atuaram da temporada 1928-1929 até 2015-2016. Ele estabeleceu critérios que valorizariam os profissionais. Foram distribuidos pontos por jogador, divididos em categorias como minutos jogados, gols marcados e pênaltis. Também foram dados pontos negativos para expulsões e gols contra.
+ Veja mais notícias sobre futebol internacional no iG Esporte
Resultados
Com isso, Raul, que se aposentou depois de atuar pelo Cosmos, dos Estados Unidos, em 2015, foi o destaque, com 538 pontos no total, de acordo com Ortega. em segundo lugar aparece César Rodríguez, que defendeu o Barcelona de 1942 a 1955. O terceiro colocado é Telmo Zarra, que foi destaque do Atlhetic Bilbao de 1940 a 1957.
Alfredo di Stéfano, argentino que chegou a ser considerado um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos do Real Madrid também aparece na relação de destaques da Liga Espanhola, com a sétima colocação no geral das 85 temporadas analisadas.
Jogadores da atualidade

Lionel Messi, astro do Barcelona, é o quarto no estudo do instituto. O português Cristiano Ronaldo, que recentemente tem disputado com Messi o posto de melhor do mundo nas eleições no mundo do futebol aparece como o 23º colocado.
Outros nomes do futebol atual também estão listados no estudo do CIHEFE. São eles: David Villa (32), Xavi Hernández (49) e Iker Casillas (62).
Como um dos parâmetros adotado por Ortega leva em conta minutos jogados, aqueles que são veteranos na Liga Espanhola ou vestiram a mesma camisa por mais tempo levam vantagem, assim como aqueles que mudaram de clube, mas não deixaram de atuar no país.