Campeonato Brasileiro ganha G6, mas pode ter G9 no ano que vem; entenda
É difícil, mas o Brasileirão de 2017 pode abrir vaga para Copa Libertadores até o 9º colocado na tabela de classificação
Na noite deste domingo, por meio do seu perfil oficial do Twitter, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que o Campeonato Brasileiro deste ano terá mais duas vagas para Libertadores da próxima temporada. Em outras palavras: o tradicional G4 agora virou G6 e os clubes passam a ter uma motivação a mais nesta reta final de competição.
Com o aumento do número de clubes da Libertadores, o Brasil tem direito a sete vagas, sendo seis via Brasileirão e uma para o campeão da Copa do Brasil. Os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro vão diretamente para fase de grupos juntamente com o campeão da Copa do Brasil, enquanto os quarto, quinto e sexto colocados disputaram a fase preliminar da competição continental, que passa a ter duas etapas.
Futebol Brasileiro fica com 7 vagas na Libertadores: 6 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil #Conmebol #CBF #G6noBrasileirão
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 3 de outubro de 2016
Vale ressaltar que o G6 pode até virar G8 ainda neste ano. Para isso, o campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana precisam terminar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, abrindo possibilidade até o oitavo colocado. Coritiba e Chapecoense seguem vivos na Sul-Americana, e a Copa do Brasil tem Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Santos na briga pelo título - além do Juventude, que é da Série C.
E mais: Libertadores vai durar o ano todo e terá final em jogo único; veja mudanças
G9 em 2017?
Se neste ano o G6 do Campeonato Brasileiro pode virar G8, em 2017 o torneio nacional pode até ter um G9. É difícil, mas não impossível. Para isso acontecer, o futebol brasileiro precisa ter times campeões na Copa Sul-Americana (que vai terminar em julho) e na Libertadores (que termina em novembro), com ambos entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, ao lado do futuro campeão da Copa do Brasil.
Confira: Brasileiro deixa de pagar contas básicas para gastar com futebol, mostra estudo
Ou seja. Como os campeões da Sul-Americana, da Libertadores e da Copa do Brasil já garantem vaga na edição seguinte da Libertadores, se esses dois campeões continentais forem brasileiros e terminarem o campeonato nacional dentro do G6, a competição passaria a ter G9.