"Está sendo uma bela e gratificante experiência. Você vê que os líderes esportivos estão aqui, participam", disse Gilberto Silva, um dos palestrantes

Os painéis de debates colocados na maior feira sobre futebol do mundo, a Soccerex, em Manchester, têm atraído a atenção e a participação dos visitantes que passam pelo local. Distribuídos em três salas diferentes, chamadas Estúdio, Academia e Zona Futebol do Amor, as conferências estão divididas em temas como governança, finanças, experiência dos torcedores, direitos comerciais e desempenho do atleta.
LEIA MAIS: Maior feira de futebol do mundo traz novidades para o setor
As palestras e debates trataram de assuntos diversos, como o desenvolvimento internacional da Liga Espanhola, a integração entre futebol e governança, as transferências no mundo da bola, as mulheres no futebol, a realidade virtual utilizada de maneira progressiva pelos clubes e a responsabilidade social dos clubes. Esse último tema contou com a apresentação do pentacampeão Gilberto Silva, atual diretor técnico do Panathinaikos, da Grécia.
LEIA MAIS: Técnico do Arsenal é o favorito para assumir a seleção inglesa
O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella, destacou a importância do evento e citou as contribuições que a troca de experiências que a feira do futebol pode trazer para o setor. "Uma convenção global como a Soccerex expõe vários temas relevantes e necessários para serem debatidos no futebol", afirmou.
LEIA MAIS: Presidente da Itália recebe medalhistas olímpicos e paralímpicos em Roma
Para Perrella, muitos assuntos tratados ali são importantes para o desenvolvimento do futebol, seja dentro ou fora das quatro linhas. "A evolução e melhorias nas ligas internacionais iniciaram com um bom diálogo. E a Soccerex propõe isso, além de tratar da transparência na governança, nas transferências e diversos outros temas essenciais", afirmou. "A Soccerex vem somar e muito ao mundo do futebol", concluiu.
PRESENÇA DE CAMPEÃO DO MUNDO

Campeão da Copa do Mundo de 2002, e um dos nomes que mais atuaram pelos direitos dos jogadores no do futebol brasileiro, Gilberto Silva esteve pela primeira vez na feira. No evento, onde esteve a convite da organização, ele participou de dois debates. Um deles, sobre o futebol de base e sua importância para a formação do esporte. No outro, tratou da responsabilidade social do futebol e os benefícios que a sua prática pode levar às áreas mais vulneráveis de uma cidade. "Está sendo uma bela e gratificante experiência. Você vê que os líderes esportivos estão aqui, participam, contribuem com ideias, dados. Isso é fundamental para o crescimento pessoal de cada um e para crescimento dos clubes aqui presentes”, disse.