Tamanho do texto

Desde quando os clubes da Libertadores passaram a jogar o torneio, nenhum time foi bicampeão. Palmeiras pode conseguir isso

O Palmeiras poderá se tornar o primeiro bicampeão genuíno da Copa do Brasil. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a partir de 2013, permitiu que os clubes da Libertadores também disputassem o torneio nacional. Desta forma, os vencedores passaram a defender seu título no ano seguinte a conquista. Campeão em 1998, 2012 e 2015, o Verdão, porém, terá uma pedreira pela frente. O alviverde, que decidirá em casa, reeditará os épicos confrontos ante o Grêmio da década de 90.

Copa do Brasil:  sem clássicos regionais, quartas de final são definidas; veja os jogos

Sem falar que o Tricolor gaúcho, ao lado do Cruzeiro, é o recordista de títulos da Copa do Brasil . O Grêmio foi campeão em quatro oportunidades, 1989 - primeira edição do torneio -, 1994, 1997 e 2001. Do mesmo lado da chave, outro duelo de muitos títulos. O Cruzeiro, que deu a volta olímpica em 1993, 1996, 2000 e 2003, terá a vantagem de fazer a segunda partida em casa contra o Corinthians, campeão em 1995, 2002 e 2009.

Palmeiras lidera o Brasileirão e está nas quartas da Copa do Brasil
Reprodução/Instagram
Palmeiras lidera o Brasileirão e está nas quartas da Copa do Brasil

Enquanto isso, o outro lado da chave terá clubes com um título cada. O surpreendente Juventude brigará pela vaga contra o Atlético Mineiro. Os gaúchos, com a vantagem de decidir em casa, foram campeões em 1999, enquanto o Galo deu a volta olímpica em 2014. Já o Santos, campeão em 2010, pegará o Internacional, vencedor em 1992. O Colorado decidirá em casa.

Veja:  Brasileiro deixa de pagar contas básicas para gastar com futebol, mostra estudo

Campeões

O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional. 

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada. 

E mais:  Com ajuda de olheiros, seleção brasileira busca diversificar base

A Copa do Brasil, no geral, tem média de apenas 5.101 pagantes e total de 749.876 torcedores. Em campo são 148 jogos com 65 vitórias dos mandantes, 37 triunfos dos visitantes e 46 empates. Ainda aconteceram 334 gols, sendo 197 dos donos da casa e 137 dos visitantes. Média de 2,26 tentos por partida.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: futebol