Tamanho do texto

Equipe paulista precisa vencer obrigatoriamente seus dois últimos jogos e torcer para que o Macaé não vença nas duas rodadas finais

Portuguesa perdeu do Boa Esporte em casa
Twitter/Reprodução
Portuguesa perdeu do Boa Esporte em casa

A tradicional Portuguesa, vice-campeã brasileira de 1996, segue escrevendo as páginas sofríveis do pior capítulo da sua história. Neste domingo pela manhã, em casa, no estádio do Canindé, a Lusa perdeu do Boa Esporte por 2 a 0 em partida válida pela 16ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro e está muito perto de ser rebaixada à Série D da competição nacional.

E MAIS
Portuguesa em crise: sem estrutura, gerente executivo deixa base do clube

Com apenas 11 pontos conquistados, a Portuguesa é a penúltima colocada do grupo B, na frente apenas do lanterna Guaratinguetá, e precisa de um milagre nas duas últimas rodadas para permanecer na terceira divisão. Na frente do time paulista está o Macaé, que venceu o próprio Guará fora de casa e abriu quatro pontos de vantagem sobre a Lusa, chegando aos 15, restando duas rodadas para o término da primeira fase.

No duelo deste domingo, o Boa Esporte definiu sua vitória com dois gols já na reta final de partida, com Daniel Cruz, aos 29 minutos do segundo tempo, e Tchô, aos 41 da etapa complementar. 

Daqui uma semana, na penúltima rodada da fase de grupos, a Portuguesa enfrenta o Guaratinguetá, de novo Canindé, e pode ser rebaixada mesmo se vencer o duelo. Para a degola acontecer de forma antecipada, basta o Macaé derrotar o Juventude em Caxias do Sul.

Se quiser permanecer na Série C, a Lusa tem que vencer seus dois jogos finais - contra o Guaratinguetá em casa e Tombense fora - e torcer para que o Macaé não vença nas duas últimas rodadas: Juventude fora e Botafogo-SP em casa. Na pior das hipóteses, a Portuguesa terminaria empatada em número de pontos com os cariocas, mas levaria vantagem no número de vitórias, se salvando.