Tamanho do texto

Gianluigi Donnarumma é a maior surpresa na lista de Ventura para amistoso e estreia nas Eliminatórias da Copa 2018; veja lista completa

Novo treinador da seleção italiana , Gian Piero Ventura fez sua primeira convocação da equipe neste sábado (27) com quatro novidades para um amistoso e o jogo de estreia da Itália nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia.

Gianluigi Donnarumma é surpresa na convocação da Itália
Reprodução/Twitter
Gianluigi Donnarumma é surpresa na convocação da Itália


+ Leia também:  Thierry Henry é confirmado como auxiliar na comissão técnica da seleção belga

A maior surpresa do técnico é o goleiro Gianluigi Donnarumma , de apenas 17 anos. O jogador do Milan será a terceira opção no elenco enquanto Gianluigi Buffon deve ser mantido entre os titulares e Federico Marchetti segue como a opção imediata ao experiente goleiro na convocação de Ventura.

Donnarumma se destacou na temporada passada ao fazer sua estreia no Campeonato Italiano com boas defesas e a idade de 16 anos e oito meses, tornando-se o jogador mais jovem a começar uma partida na elite do futebol italiano.

Na semana passada, o goleiro foi decisivo na vitória do Milan sobre o Torino por 3 a 2, na nova temporada do Italiano ao evitar o terceiro gol do rival em grande defesa em pênalti cobrado no último minuto da partida.

Casillas e Fábregas ficam fora em primeira lista de Lopetegui na Espanha

Donnarumma também se torna um dos jogadores mais jovens a defender a seleção. Com sua convocação, já virou uma potencial ameaça aos recordes de longevidade que Buffon ostenta na equipe. O veterano estreou na Itália em 1997, aos 19 anos.

Além do jovem jogador, Ventura chamou o zagueiro Alessio Romagnoli, do Milan, e os atacantes Andrea Belotti, do Torino, e Leonardo Pavoletti, do Genoa. Apesar das novidades, o novo treinador manteve a base do grupo que parou nas quartas de final da Eurocopa , na França.

Ao todo, 15 jogadores daquela delegação foram mantidos na nova convocação. Já o Marco Verratti volta ao time após desfalcar a Itália na competição em razão de problema físico.

Gian Piero Ventura assumiu o comando da Itália ao fim da Eurocopa, substituindo Antonio Conte que acertara com o Chelsea antes mesmo da competição. A última missão de Conte no comando italiano foi mesmo a competição continental.

Voltando de lesão, Cristiano é ausência nos convocados de Portugal

O primeiro compromisso de Ventura no comando da seleção será o amistoso com a França, no dia 1º de setembro, próxima quinta-feira, em Bari. Quatro dias depois, os italianos vão estrear nas Eliminatórias contra Israel, fora de casa, na cidade de Haifa.

Confira a lista de convocados da seleção italiana:

Goleiros - Gianluigi Buffon (Juventus), Gianluigi Donnarumma (Milan), Federico Marchetti (Lazio);

Defensores - Luca Antonelli (Milan), Davide Astori (Fiorentina), Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Mattia De Sciglio (Milan), Angelo Ogbonna (West Ham), Alessio Romagnoli (Milan), Daniele Rugani (Juventus);

Meio-campistas - Federico Bernardeschi (Fiorentina), Giacomo Bonaventura (Milan), Antonio Candreva (Inter de Milão), Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Riccardo Montolivo (Milan), Marco Parolo (Lazio), Marco Verratti (Paris Saint-Germain);

Atacantes - Andrea Belotti (Torino), Eder (Inter de Milão), Manolo Gabbiadini (Napoli), Ciro Immobile (Lazio), Leonardo Pavoletti (Genoa), Graziano Pelle (Shandong Luneng).