Tamanho do texto

Argentina, mesmo com três vices consecutivos, segue na primeira posição da lista. Bélgica e Colômbia fecham o top 3; Brasil aparece apenas em nono

Argentina segue na liderança do ranking da Fifa
Divulgação
Argentina segue na liderança do ranking da Fifa

Com quase um mês sem partidas oficiais entre seleções, o ranking da Fifa foi divulgado nesta quinta-feira sem nenhuma mudança com relação aos 20 primeiros colocados do quadro, que é sempre atualizado mensalmente pela entidade máxima do futebol com parceria da Coca-Cola. Por isso, na liderança absoluta segue a Argentina, vice-campeã dos últimos três torneios que disputou, Copa do Mundo, Copa América e Copa América Centenário, com 1585 pontos.

LEIA MAIS:  Por falha da CBF, traças destroem camisas das Copas de 34, 54, 58 e 82

O Brasil, que vem sofrendo frequentes vexames, como a eliminação na semifinal da Copa do Mundo para a Alemnha por 7 a 1, e duas eliminações precoces na Copa América e no torneio comemorativo recentemente, segue na nova colocação do ranking da Fifa , com 1156 pontos.

A lista, no entanto, não mostra muito, já que aconteceram apenas duas partidas oficiais entre a revisão de julho e agosto. Além disso, foram confrontos envolvendo as seleções de Camboja, Iraque, Cingapura e Usbequistão, isto é, com pouca relevância no futebol mundial.

LEIA MAIS:  Alemanha faz 10 a 0 em Fiji no futebol masculino; México é eliminado

Pela ordem, além da seleção argentina, os dez primeiros colocados são: Bélgica, Colômbia, Alemanha, Chile, Portugal, França, Espanha, Brasil e Itália. O curioso é que das dez primeiras seleções, apenas os alemães, os chilenos e os portugueses alcançaram resultados expressivos recentemente. A Bélgica, que está em segundo, nunca sequer ganhou um torneio profissional.

VOLTA AOS GRAMADOS

A seleção brasileira jogará novamente no começo de setembro, em partidas válidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Serão os primeiros jogos em que o técnico Tite, que entrou no lugar de Dunga, comandará a equipe. O primeiro será contra o Equador, 17ª colocada na lista, dia 1º de setembro, em Quito; cinco dias depois, na Arena Amazônia, a seleção pentacampeã mundial recebe a Colômbia, terceira colocada no ranking.

LEIA MAIS:  Aos gritos de 'olé', Argentina empata com Honduras e dá adeus ao Rio no futebol

O ranking da Fifa de seleções deve ser atualizado novamente em setembro e divulgado no dia 15 do mesmo mês. Abaixo, você confere quais são as 20 primeiras seleçoes da lista:

Argentina com 1585 pontos

Bélgica com 1401

Colômbia com 1331

Alemanha com 1319

Chile com 1316

Portugal com 1266

França com 1189

Espanha com 1165

Brasil com 1156

Itália com 1155

País de Gales com 1137

Uruguai com 1130

Inglaterra com 1107

México com 1042

Croácia com 1022

Polônia com 1011

Equador com 1002

Suíça com 957

Turquia com 915

Hungria com 915

*Com informações de agências