Tamanho do texto

A expressão pergunte ao polvo ampliou seus horizontes no futebol e passou a ter outros animais oráculos envolvidos

Polvo Paul ficou famoso por acertar os palpites na Copa de 2010
Divulgação
Polvo Paul ficou famoso por acertar os palpites na Copa de 2010

A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul ficou marcada pelo oráculo Polvo Paul. A pergunta era: quer saber o resultado de alguma partida? Pergunte ao polvo.  Naquela ocasião, o molusco acertou literalmente todos os palpites dos sete jogos da Alemanha na competição, incluindo a queda na semifinal contra a Espanha e a conquista do terceiro lugar. Paul também cravou que a Espanha derrotaria a Holanda na decisão.

E mais:  São Silvestre: curiosidades sobre a tradicional corrida de rua do país

A moda tomou conta do mundo do futebol e logo o pergunte ao polvo se transformou em pergunte a animais de outras espécies. Alguns desses outros "videntes", no entanto, não tiveram o mesmo sucesso de Paul, morto em outubro de 2010, pouco tempo depois da Copa do Mundo. Relembre abaixo outros animais oráculos do esporte:

Polvo Kleiner Paul (pequeno Paul)

A exemplo do original, o polvo Kleiner Paul (pequeno Paul), também alemão, acertou que a Alemanha iria vencer a Argentina na final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A seleção germânica fez 1 a 0 na prorrogação e ficou com o tetra.

Pinguim Flocke

A simpática ave foi escolhida para ser a vidente da Euro 2016. Flocke até acertou alguns palpites da primeira fase da competição, mas errou na semifinal. O pinguim apostou na Alemanha contra a França, mas os anfitriões levaram a melhor e venceram por 2 a 0.

Veja:  Cheerleader: sucesso nos EUA, prática engatinha no Brasil

Elefanta Citta

Residente do zoológico de Cracóvia, na Polônia, a elefanta mandou bem em um jogo difícil. Citta acertou que o Chelsea venceria o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões da temporada 2011/2012, mesmo com a partida sendo realizada na Alemanha e na casa do time bávaro, a Allianz Arena.

Vaca Yvonne

A vaquinha escapou de seu pasto na Alemanha e virou celebridade no país. A fama fez com que ela virasse o animal oráculo na disputa da Eurocopa de 2012, palpitando nos jogos da seleção do seu país, mas ela não teve muito sucesso e errou bastante.

E mais:  Corrida de rua: dicas para quem deseja ingressar na modalidade

Periquito Mani

Outro que apareceu na Copa do Mundo de 2010, assim como Polvo Paul, foi o pequeno Mani, periquito de 13 anos de idade. Celebridade em Cingapura, o animalzinho apostou na Holanda diante da Espanha na decisão do Mundial, mas os espanhóis levaram a melhor, como todos sabemos.

Assim como esses animais oráculos citados, o mundo do futebol espera pelo surgimento de outros nas próximas competições. Pergunte ao polvo , pergunte ao elefante, pergunte à vaca... ainda existem muitas espécies para serem exploradas. Quem sabe não apareça um cachorro vidente, ou até mesmo um peixe.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas