A expressão pergunte ao polvo ampliou seus horizontes no futebol e passou a ter outros animais oráculos envolvidos

A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul ficou marcada pelo oráculo Polvo Paul. A pergunta era: quer saber o resultado de alguma partida? Pergunte ao polvo. Naquela ocasião, o molusco acertou literalmente todos os palpites dos sete jogos da Alemanha na competição, incluindo a queda na semifinal contra a Espanha e a conquista do terceiro lugar. Paul também cravou que a Espanha derrotaria a Holanda na decisão.
E mais: São Silvestre: curiosidades sobre a tradicional corrida de rua do país
A moda tomou conta do mundo do futebol e logo o pergunte ao polvo
se transformou em pergunte a animais de outras espécies. Alguns desses outros "videntes", no entanto, não tiveram o mesmo sucesso de Paul, morto em outubro de 2010, pouco tempo depois da Copa do Mundo. Relembre abaixo outros animais oráculos do esporte:
Polvo Kleiner Paul (pequeno Paul)
A exemplo do original, o polvo Kleiner Paul (pequeno Paul), também alemão, acertou que a Alemanha iria vencer a Argentina na final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A seleção germânica fez 1 a 0 na prorrogação e ficou com o tetra.
Pinguim Flocke
A simpática ave foi escolhida para ser a vidente da Euro 2016. Flocke até acertou alguns palpites da primeira fase da competição, mas errou na semifinal. O pinguim apostou na Alemanha contra a França, mas os anfitriões levaram a melhor e venceram por 2 a 0.
Veja: Cheerleader: sucesso nos EUA, prática engatinha no Brasil
Elefanta Citta
Residente do zoológico de Cracóvia, na Polônia, a elefanta mandou bem em um jogo difícil. Citta acertou que o Chelsea venceria o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões da temporada 2011/2012, mesmo com a partida sendo realizada na Alemanha e na casa do time bávaro, a Allianz Arena.
Vaca Yvonne
A vaquinha escapou de seu pasto na Alemanha e virou celebridade no país. A fama fez com que ela virasse o animal oráculo na disputa da Eurocopa de 2012, palpitando nos jogos da seleção do seu país, mas ela não teve muito sucesso e errou bastante.
E mais: Corrida de rua: dicas para quem deseja ingressar na modalidade
Periquito Mani
Outro que apareceu na Copa do Mundo de 2010, assim como Polvo Paul, foi o pequeno Mani, periquito de 13 anos de idade. Celebridade em Cingapura, o animalzinho apostou na Holanda diante da Espanha na decisão do Mundial, mas os espanhóis levaram a melhor, como todos sabemos.
Assim como esses animais oráculos citados, o mundo do futebol espera pelo surgimento de outros nas próximas competições. Pergunte ao polvo
, pergunte ao elefante, pergunte à vaca... ainda existem muitas espécies para serem exploradas. Quem sabe não apareça um cachorro vidente, ou até mesmo um peixe.