Tamanho do texto

Ex-jogador de Barcelona e Ajax lutava contra um câncer no pulmão e faleceu na Espanha

Johan Cruyff morreu aos 68 anos
AP
Johan Cruyff morreu aos 68 anos


O ex-jogador Johan Cruyff morreu nesta quinta-feira aos 68 anos de idade. A informação foi confirmada pelas redes sociais da lenda holandesa, que fez história com a camisa do Barcelona na década de 70, além de ter passagens de sucesso pelo Ajax. Depois ele também treinou os dois clubes pelo qual jogou.

"Neste dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em Barcelona rodeado de familiares depois de uma dura luta contra o câncer. Pedimos com grande tristeza que se respeite a privacidade da família durante o seu tempo de luto", disse o comunicado oficial no Facebook.

Johan Cruyff brilhou pela Holanda
Divulgação
Johan Cruyff brilhou pela Holanda

O câncer no pulmão foi detectado no final de 2015, no mês de outubro. Johan Cruyff ainda fez uma cirurgia do coração em 1991, após sofrer de insuficiência coronária em fase aguda.

Craque da Copa de 1974 com o temido "Carrossel Holandês", o ex-jogador lutou para deixar de fumar e chegou a fazer parte de uma campanha contra o tabaco, com o lema: "Em minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo na vida. Fumar, por outro lado, quase acabou com a minha vida".

Cruyff iniciou a carreira de atleta em 1964, pelo Ajax, sendo contratado pelo Barcelona em 1973. Depois de brilhar na Espanha, o holandês se aventurou no Los Angeles Aztecs e Washington Diplomats, ambos dos EUA. Já na reta final da carreira, passou por Levante, novamente Ajax e Feyenoord. Sem contar os 11 anos de seleção holandesa.

Como treinador, ele comandou Ajax (1986 a 1988), Barcelona (1988 a 1996) e a seleção da Catalunha.

Veja fotos de Johan Cruyff: