Tamanho do texto

Documento é inédito na história do esporte e foi publicado no jornal "The Rio News", em 1898

Moisés Henrique Gonçalves da Cunha e o documento oficial sobre o jogo de 1898
Divulgação
Moisés Henrique Gonçalves da Cunha e o documento oficial sobre o jogo de 1898

Você sabe quando foram disputados os primeiro jogos de futebol no Brasil? Essa pergunta pode ser respondida por Moisés Henrique Gonçalves da Cunha, um rapaz de Campinas, em São Paulo, que encontrou a primeira ficha técnica completa de uma das primeiras partidas realizadas no País.

O documento inédito foi publicado no jornal "The Rio News", que circulava na capital do Império e depois República desde 1874, em 19 de julho de 1898, na página 6. Na ficha, é possível contemplar na escalação do S.P.A.C. (São Paulo Athletic Club) a presença de Charles Miller e Hans Nobiling, futebolistas considerados responsáveis por fundarem o esporte por aqui.

Segundo o historiador Celso Franco Oliveira, o time continuou a praticar o futebol na capital paulista após o primeiro jogo realizado no Brasil em 1895, sendo co-fundador da Segunda Liga Paulista e da Liga Paulista de Sports, filiada a Federação Brasileira de Football nos anos de 1914/1916.

E MAIS

Mês da mulher: "Tentam desmontar o seu argumento só por você ser mulher"

Após xingar árbitro no Facebook, jogador é suspenso por seis jogos

"Em nenhum momento da história do futebol no Brasil foi apresentado algum material de tamanha importância para a verdadeira análise dos fatos nos primórdios do ‘football’ que estava nascendo no país", afirmou Moisés.

O jogo

O campineiro Moisés Cunha ainda conta que a partida, cuja ficha técnica foi encontrada, perde para o primeiro jogo do futebol brasileiro, realizado em 14 de abril de 1895 (São Paulo Railway Team 4 x 2 The Gas Works Team na Várzea do Carmo), conhecido apenas em uma entrevista que Charles Miller concedeu ao jornalista Tomas Mazzoni, quase 50 anos depois do evento em que marcou dois gols.

Porém, é anterior ao jogo de 5 de março de 1899 (Mackenzie College 0 x 0 Hans Nobiling Team), antes conhecido como o primeiro jogo disputado entre clubes no Brasil. "Ainda no documento encontrado sobre o jogo, cujo placar foi S.P.A.C 3 x 0 São Paulo Railway A.C., aparece que Charles Miller marcou os três gols do S.P.A.C, sendo a primeira documentação escrita de gols do jogador no Brasil e também do primeiro ‘hat-trick’ do futebol brasileiro", concluiu Moisés.

    Leia tudo sobre: Futebol