Tamanho do texto

Lembra como foi o primeiro jogo dele pelo time paulista? E o último? Quantos gols o uruguaio fez pelo clube? Relembre

Lugano deve reestrear pelo São Paulo no domingo
André Lucas Almeida/Futura Press
Lugano deve reestrear pelo São Paulo no domingo


Principal reforço do São Paulo para temporada 2016, o veterano zagueiro uruguaio Diego Lugano, enfim, foi relacionado pelo técnico Edgardo Bauza e deve fazer sua reestreia pela equipe no domingo, diante do Rio Claro, no Pacaembu, em jogo válido pelo Campeonato Paulista.

E mais

Lugano deve ficar com a braçadeira de capitão que hoje é de Michel Bastos
"Podem jogar a responsabilidade que quiserem", diz Lugano antes de estreia

No auge dos seus 35 anos de idade, Lugano chegou em janeiro deste ano com status de ídolo, com direito a torcida lotando o aeroporto em seu desembarque. Mas em sua primeira passagem pelo clube tricolor, que começou lá em 2003, não foi bem assim. Veja algumas curiosidades sobre o defensor que talvez você não saiba ou tenha esquecido.

Chegada sem pompa

Lugano ao lado do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa, em 2003
Divulgação
Lugano ao lado do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa, em 2003


Lugano foi contratado começo de 2003 com status de "jogador do presidente", já que chegou ao Morumbi sem o aval de nenhum membro da comissão técnica, bancado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, morto em 2008. Sem a aprovação do técnico Oswaldo de Oliveira, o uruguaio treinou separado do elenco por muitas vezes, sem ter chance no time principal.

A estreia

Lugano em ação pelo São Paulo em sua primeira passagem
Divulgação
Lugano em ação pelo São Paulo em sua primeira passagem


Oswaldo de Oliveira foi demitido em um jogo do Brasileirão e há quem diga que ele não aceitou uma imposição da diretoria para escalar o uruguaio. Com Milton Cruz no comando, Lugano teve sua primeira chance em duelo contra o Atlético-MG, no Mineirão, tendo boa atuação no empate por 1 a 1. Isso em 11 de maio de 2003.

A despedida

Último jogo de Lugano pelo São Paulo foi em 2006, contra o Inter
Divulgação
Último jogo de Lugano pelo São Paulo foi em 2006, contra o Inter


O último jogo de Lugano com a camisa do São Paulo aconteceu em 16 de agosto de 2006, na final da Libertadores daquele ano diante do Internacional. O empate por 2 a 2 no Beira-Rio deu o título aos gaúchos e uma despedida melancólica ao defensor, que depois foi para o futebol da Turquia defender as cores do Fenerbahce.

Jogos, expulsões, gols...

Lugano em ação pelo São Paulo
Getty Images
Lugano em ação pelo São Paulo


Lugano fez 176 jogos com a camisa do São Paulo, contando todas as competições. No total, foram 11 gols anotados e apenas duas expulsões, ambas em 2006: contra o Estudiantes, da Argentina, no duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, e diante do Santo André, na estreia do Paulistão daquele ano.

Títulos

Lugano tem quatro títulos conquistados no SãoPaulo
Rubens Chiri/São Paulo
Lugano tem quatro títulos conquistados no SãoPaulo


O zagueiro tem quatro títulos conquistados com a camisa do São Paulo. Lugano é campeão paulista de 2005, campeão da Libertadores de 2005, campeão mundial de 2005 e bampeão brasileiro de 2006 - nesta última conquista, o uruguaio saiu no meio da competição, mas participou de boa parte da campanha.

Último jogo oficial

Lugano no Cerro Porteño
Divulgação
Lugano no Cerro Porteño


A última vez que Lugano esteve em campo em um jogo oficial foi no dia 9 de dezembro de 2015, na final do Campeonato Paraguaio. Vestindo a camisa do Cerro Porteño, o zagueiro marcou um gol contra e seu time foi derrotado pelo Olímpia por 2 a 1, amargando o vice-campeonato nacional. Ele atuou os 90 minutos e ainda levou um cartão amarelo.