Tamanho do texto

Nas 17 vezes que clubes brasileiros disputaram fase preliminar do torneio, 16 avançaram à etapa de grupos. Só o Corinthians ficou pelo caminho

Corinthians perdeu para o Tolima e foi o único brasileiro eliminado na primeira fase
Arquivo iG Esportes
Corinthians perdeu para o Tolima e foi o único brasileiro eliminado na primeira fase

O São Paulo inicia nesta quarta-feira a busca pelo seu quarto título na Libertadores da América , disputando a primeira fase do torneio contra o Cesar Vallejo, do Peru, em partida no Estádio Mansiche. Para avançar à etapa de grupos, o clube confia no excelente retrospecto do País nesta fase da competição. Desde que foi criada esta etapa, o Brasil conta com 17 participações e apenas uma eliminação.

Leia também:

+ Conheça o estádio no qual o São Paulo iniciará a busca do tetra da Libertadores

+ Cristiano Ronaldo desobedece ordens e deixa clima tenso no Real Madrid

Tendo início em 2005, a primeira fase da competição contou com o Palmeiras como representante brasileiro. Sem dificuldades, o Verdão passou pelo Tacuary do Paraguai e chegou à fase de grupos. O time ainda duelaria pela vaga em 2006, contra o Táchira, da Venezuela, e 2009, contra o Real Potosí, sendo o brasileiro com mais participações.

Cruzeiro e Grêmio já estiveram na primeira fase em duas oportunidades. Os mineiros se classificaram em 2008 ao eliminar o tradicional Cerro Porteño e em 2010 vencer o Real Potosí da Bolívia. Já os gaúchos venceram o Liverpool do Uruguai em 2011 e sofreram para eliminar a LDU em 2013.

Outra equipe que já disputou a fase preliminar do torneio duas vezes foi o Corinthians. Um ano antes do seu título na competição, a equipe enfrentou o desconhecido Deportes Tolima da Colômbia. Empate no Pacaembu e derrota na Colômbia causaram a única eliminação brasileira. Em 2015, novamente uma equipe colombiana pela frente, mas a classificação tranquila diante do Once Caldas.

Esta será a segunda vez que o São Paulo disputa esta fase do torneio, sendo que na primeira eliminou o Bolivar, da Bolívia. No Morumbi, uma vitória tranquila por 5 a 0. Na altitude, o time chegou a abrir 3 a 0, mas tomou a virada e perdeu por 4 a 3, chegando a fase de grupos.

Goiás, Santos, Paraná, Flamengo, Internacional, Atlético-PR e Botafogo obtiveram sucesso na única vez que disputaram a primeira fase.

Outro fator que anima o São Paulo é o retrospecto dos adversários. O futebol peruano disputou a frase preliminar do torneio em 11 oportunidades e acabou com apenas três classificados. O próprio Cesar Vallejo foi eliminado pelo Tolima em 2013.

Edgardo Bauza disputará a primeira fase da Libertadores pela terceira vez
Arquivo pessoal
Edgardo Bauza disputará a primeira fase da Libertadores pela terceira vez


Campeão do torneio em 2008 pela LDU e em 2014 pelo San Lorenzo, o agora treinador do São Paulo Edgardo Bauza dirigiu a LDU na primeira fase da Libertadores em duas oportunidades. Na primeira, em 2007, classificação tranquila contra o Tacuary do Paraguai. Já em 2013, foi eliminado nos pênaltis pelo Grêmio.

    Leia tudo sobre: Futebol