Tamanho do texto

Fleitas Solich levou a equipe da capital à vitória sobre o Betis por 7 a 1 há 57 anos. Nenhum outro técnico estreou tão bem

Zidane fez seu primeiro jogo como técnico do Real Madrid com goleada por 5 a 0 no La Coruña
Denis Doyle/Getty Images
Zidane fez seu primeiro jogo como técnico do Real Madrid com goleada por 5 a 0 no La Coruña

A primeira partida do ex-jogador francês Zinedine Zidane no comando do Real Madrid - goleada por 5 a 0 sobre o Deportivo La Coruña - é a melhor estreia oficial de um técnico do clube no Campeonato Espanhol desde 1959, quando Manuel Fleitas Solich levou a equipe da capital à vitória sobre o Betis por 7 a 1.

Zidane foi muito aplaudido pelos torcedores que lotaram o estádio Santiago Bernabéu ontem, devolvendo a esperança e um bom futebol ao time, com números que não se viam em uma estreia desde 1956.

Veja a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Espanhol

Seu antecessor, Rafa Benítez, por exemplo, não teve nem de perto o mesmo sucesso. Em sua estreia pelo clube na competição, o Real Madrid empatou sem gols com o Sporting Gijón, que voltou à primeira divisão do Espanhol nesta temporada.

Antes de Benítez, os últimos três técnicos que passaram pelo clube - Carlo Ancelotti, José Mourinho e Manuel Pellegrini - registraram um empate e duas vitórias pela margem mínima no Espanhol, de acordo com comunicado divulgado no site do Real Madrid.

Bale cumprimenta Zidane ao ser substituído para ser aplaudido por atuação
Chema Moya/EFE
Bale cumprimenta Zidane ao ser substituído para ser aplaudido por atuação

Em entrevista após a partida, a atitude dos jogadores do Real Madrid foi o que mais agradou Zidane.

"Sempre que se vence uma partida, o treinador só pode ficar contente. O que eu mais gostei foi da atitude. Não é fácil fazer cinco gols no Deportivo (La Coruña). Gostei da atitude de todos que jogaram e os que ficaram no banco. Pensei muito na vitória, como todos eles, e tudo ocorreu bem", destacou.

Leia também:
Qual trio é melhor? O do Real ou o do Barça? Em gols, trio 'BBC' supera o 'MSN'

"Foi evidente que o público apoiou a equipe desde o início até o final. O importante agora é continuar, pensar que é a primeira partida, ver o que ocorre na segunda. Mas a ideia é tentar jogar bem e ganhar os jogos. O público de hoje foi fantástico", elogiou o craque francês.

Além da atitude, o novo técnico do Real Madrid avaliou que o time trabalhou bem a bola e soube definir com precisão em muitas chances, admitindo que há poucas coisas para corrige. "Podemos melhorar no roubo de bola, mas isso é pouco a pouco. Eu acabei de chegar e é preciso tempo para isso", completou.

Apesar da estreia, Zidane já teve que lidar com uma pequena polêmica. O novo técnico preferiu escalar Isco no lugar do colombiano James Rodríguez e se esquivou dos jornalistas quando perguntado sobre a decisão.

"Estou feliz pela partida de todos, mas particularmente de Isco. James, quando entrou, fez um bom jogo. Já veremos quem jogará, mas sempre direi que eu tomo a decisão de quem começa e quem termina as partidas. Sempre será assim, embora tenha as mesmas perguntas, sempre tomarei uma decisão. Hoje foi essa, veremos na semana que vem", disse Zidane sobre sua opção.

O ex-jogador francês também elogiou a atuação de Gareth Bale, autor de três dos cinco gols da equipe. Segundo Zidane, o objetivo é que a equipe saísse jogando a partir da defesa, invertendo o jogo com rapidez, algo que beneficiou a atuação do galês.

"O trabalho que Bale tem que fazer é o mesmo que os demais. Quando não temos a bola, eles têm que estar juntos e defender. Com a bola, tem que abrir o campo e jogar. Ele fez isso hoje. Estou contente porque não é fácil fazer três gols em uma partida. Espero que continue assim", concluiu