Tamanho do texto

Foram 168 jogos na fase inicial e 506 gols marcados; duas goleadas por 10 a 0 e time grande que já ficou pelo caminho

Léo Santos, destaque da zaga do Corinthians na Copinha
Denny Cesare/Agência Corinthians
Léo Santos, destaque da zaga do Corinthians na Copinha

A primeira fase da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior terminou na noite desta quinta-feira, com a derrota do Atlético-MG para a Desportiva Paraense por 3 a 0 e a primeira vitória do Palmeiras  na competição, 2 a 0 sobre o São José FC. Assim, conheceram-se os 56 classificados para a segunda fase, onde quem perder está fora do torneio juniores mais conhecido do país.

Dos 112 times, 14 terminaram a fase de grupos com três vitórias e 100% de aproveitamento. Entre eles, o atual campeão Corinthians , que venceu o Bragantino por 2 a 0, o Botafogo-PB pelo mesmo placar e a Inter de Limeira, por 3 a 0, classificando-se com a melhor defesa ao lado de São Bernardo, Água Santa e Coritiba.

O time paranaense , inclusive, aplicou a maior goleada da primeira fase ao lado do Fluminense, incríveis 10 a 0 sobre a União Barbarense, já na primeira rodada, e terminou com o saldo positivo de 13 gols, o melhor ao lado do São Paulo  - o tricolor, porém, anotou 14 gols e terminou com o ataque mais positivo, ao lado do tricolor carioca, e levou um.

O Água Santa, equipe de Diadema, que no profissional estreará na elite do futebol paulista este ano, fez bonito no grupo do pentacampeão Fluminense  com três vitórias e a classificação em primeiro lugar.

Dos times considerados grandes, apenas o Atlético-MG  não se classificou. Com uma vitória - 4 a 0 sobre o Araxá - em três jogos, o galo terminou em terceiro do grupo com quatro pontos. Internacional , Palmeiras e Fluminense, foram surpreendidos e terminaram na segunda colocação.

Gustavo Índio, do Coritiba, fez cinco gols contra a União Barbarense e é o artilheiro até aqui da Copinha, com seis gols
Site Oficial/Coritiba
Gustavo Índio, do Coritiba, fez cinco gols contra a União Barbarense e é o artilheiro até aqui da Copinha, com seis gols

Na artilharia está o atacante do Coxa, Gustavo Índio, com sete gols (cinco deles contra a União Barbarense) e Pablo, do Audax-SP. Na sequência vem o atacante Pedro Guilherme, do Fluminense, com seis gols. 

Foram 168 jogos na primeira fase, com 133 vitórias e 35 empates. O resultado que mais se repetiu foi o 2 a 0, por 23 vezes. As redes balançaram por 506 vezes. E por ser um campeonato de tiro curto, a bola volta a rolar já nesta tarde, com o primeiro jogo da segunda fase entre Primavera e Fluminense, às 15h.

Para fechar o primeiro dia de segunda fase, Ponte Preta e Ituano se enfrentam às 19h, Juventude e Atlético-PR às 21h e Internacional e Criciúma, no mesmo horário. Confira abaixo todos os confrontos:

Sexta (8/01)

Primavera 3 x 2 Fluminense

Ponte Preta x Ituano - 19h

Juventude x Atlético-PR - 21h

Internacional x Criciúma - 21h

Sábado (9/01)

Sport  x Tanabi - 10h

Grêmio  x Desportivo Brasil - 10h

Cruzeiro  x Noroeste - 15h

Joinville  x Confiança-SE - 16h

Guarani x Botafogo-PB - 16h

Água Santa x Avaí  - 17h

São Carlos x Rio Claro - 17h

Coritiba x Marília - 17h

Santos  x Ceará - 17h

Vila Nova-GO x Linense - 17h

Botafogo  x Mirassol - 19h

Corinthians x Paysandu  - 19h45

Domingo (10/01)

São Paulo x Taboão da Serra - 18h30

Figueirense x Osasco Audax - 17h

Vitória-BA x ABC - 10h

São Bernardo x Rondonópolis - 10h

Taubaté x Araxá - 10h

Desportiva Paraense x Bahia - 11h

Goiânia x Red Bull Brasil - 10h

Flamengo  x Brasília - 20h30

Sampaio Corrêa x Santo André - 10h

Flamengo-SP x Palmeiras - 16h

Vasco  x América-MG - 15h

Juventus x São Raimundo-RR - 16h