Tamanho do texto

Sucesso do Barcelona na temporada foi decisivo para manter o campeonato na ponta do ranking pelo sexto ano consecutivo

O Barcelona de Luis Suárez foi o melhor time da temporada
David Ramos/Getty Images
O Barcelona de Luis Suárez foi o melhor time da temporada


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) escolheu o Campeonato Espanhol como o mais forte do mundo pelo sexto ano consecutivo, à frente do Italiano e do Alemão, enquanto o Brasileirão manteve a sexta posição obtida no ano passado e segue atrás do Argentino.

Os sucessos das equipes espanholas na Europa, o valor da própria competição e o triunfo do Barcelona no Mundial de Clubes da Fifa mantiveram o Espanhol no posto, ao registrar 1.262 pontos no ranking da IFFHS.

LEIA TAMBÉM:
+ Barcelona é escolhido como melhor time de 2015

O Italiano ficou mais uma vez na segunda posição, com 80 pontos a menos que o líder. Já o Alemão superou o Inglês, ex-terceiro colocado que despencou para a sétima posição, sendo ultrapassado pelo Argentino, Francês e o Brasileiro. A IFFHS explicou que o desempenho ruim dos clubes ingleses nas competições continentais causou a queda da Premier League. 

Lewandowski é o artilheiro do ano

O IFFHS também declarou o atacante polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, como artilheiro de 2015 em relação aos jogos de seleções e de competições continentais.

Nestes critérios, Lewandowski marcou 22 gols no ano, 11 pela Polônia e 11 pelo Bayern na Liga dos Campeões. O segundo colocado foi Ahmed Khalil, com 14 gols pelos Emirados Árabes e seis pelo Al Ahli pela Liga dos Campeões da Ásia, e o terceiro, Cristiano Ronaldo, com três por Portugal e 16 na Champions com a camisa do Real Madrid.

O melhor brasileiro da lista é Neymar, que ficou em 11º lugar, com quatro gols pela seleção brasileira e nove defendendo o Barcelona na Liga.