Tamanho do texto

Técnico do Real Madrid Castilla, Zidane assume a equipe no lugar do treinador espanhol demitido após seis meses

Zidane e Florentino Pérez no anúncio do ex-jogador como técnico do Real Madrid
Reprodução/Real Madrid TV
Zidane e Florentino Pérez no anúncio do ex-jogador como técnico do Real Madrid

O  Real Madrid  confirmou na tarde desta segunda-feira a demissão de Rafa Benitez do comando técnico da equipe. O espanhol será substituído pelo francês Zinédine Zidane.

Confira a classificação, artilharia e resultados do Campeonato Esapanhol

Durante todo o dia a imprensa espanhola, principalmente o jornal Marca , destacou que o presidente do clube, Florentino Pérez, realizaria uma reunião no final da tarde para comunicar o treinador de sua decisão e que depois falaria com a imprensa para confirmar a troca no comando. 

Rafa Benitez assumiu a equipe no início desta temporada e deixará o Real Madrid na terceira colocação do Campeonato Espanhol com 37 pontos e atrás dos rivais Atlético de Madrid e Barcelona. No total, foram 25 jogos com 17 vitórias, cinco empates e 3 derrotas. 

Leia Também: IFFHS elege Luis Enrique melhor técnico e Messi "cérebro" de 2015

Para o lugar do espanhol, a equipe da capital irá convocar um velho conhecido: Zinédine Zidane, que nos últimos anos dirigiu o Real Madrid Castilla e que atuou pela equipe principal entre 2001 e 2006, quando se aposentou do futebol.

"É uma honra ter você como treinador pois sei que para você a palavra impossível não existe", disse o presidente do clube ao anunciar o ex-jogador como novo técnico da equipe.

Pela equipe da capital espanhola, Zidane conquistou o Campeonato Espanhol de 2002-03, a Liga dos Campeões 2001-02, o Mundial de Clubes de 2002, A Supercopa Européia de 2002 e a Supercopa da Espanha de 2001 e 2003. Iniciou a carreira fora dos gramados como auxiliar do técnico italiano Carlo Ancelotti na equipe espanhola, tendo conquistado a Liga dos Campeões de 2013-14, sendo depois oficializado como treinador da equipe B do Real, sendo que deixa a equipe na segunda colocação do grupo B da terceira divisão do Campeonato Espanhol.

“Agradeço ao presidente por me dar a oportunidade de treinar essa equipe. Temos o maior clube do mundo, a melhor torcida do mundo e vou tentar fazer o melhor possível para que no final do ano ganhemos algo. Vou fazer o melhor possível com os jogadores e amanhã estarei com eles para trabalhar", disse o novo treinador, "Tenho um pouco de emoção. É maior do que quando assinei como jogador e vou colocar todo coração que tenho nesse clube. Espero que saia tudo bem”, completou.

Como técnico do Real Madrid, Zidane terá a chance de promover seu filho Enzo Zidane (também chamado de Enzo Fernandez), que foi treinado pelo francês na equipe de Castilla, para o plantel principal. Em entrevista concedida em outubro ao jornal  L’Équipe , o ex-meia afirmou que sua relação familiar não interfere no profissional e que tem capacidade de tratar Enzo como um jogador qualquer do elenco.

A estréia de Zidane no comando da equipe acontece no próximo sábado contra o La Coruña, no Santiago Bernabéu.