Tamanho do texto

Barcelona tem clássico catalão, na casa do Espanyol, neste sábado; Atlético de Madrid recebe o lanterna Levante

O Barcelona de Luis Suárez tenta conservar a liderança do Espanhol
David Ramos/Getty Images
O Barcelona de Luis Suárez tenta conservar a liderança do Espanhol

O Campeonato Espanhol começa 2016 com os três favoritos ao título separados por dois pontos, apesar de o Barcelona, que neste sábado fará clássico com o Espanyol, pela 18ª rodada, ter ligeira vantagem sobre Atlético de Madrid e Real Madrid, por causa de um jogo atrasado.

O time de Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar está com 38 pontos e saldo de gols de 25, enquanto os "Colchoneros" apresentam pontuação idêntica, mas com 16 gols na diferença entre os anotados e os sofridos, ocupando assim a vice-liderança.

O Barça, no entanto, ainda deve um jogo fora de casa com o Sporting de Gijón, pela 16ª rodada, adiado devido à disputa do Campeonato Mundial de Clubes.

Neste sábado, o desafio será duelar com o Espanyol, 13º colocado na tabela, na casa do rival local. A expectativa é que o técnico Luis Enrique utilize, ao menos por alguns minutos, o espanhol Aleix Vidal e o turco Arda Turan, contratados no meio do ano, que estavam impedidos de estrear por causa de punição ao clube.

O time azul e branco da Catalunha, por sua vez, tentará se afastar da zona de rebaixamento, já que está apenas seis pontos à frente do Granada, 18º colocado. O técnico romeno Constantin Galca, no entanto, não contará com o principal jogador do elenco, o meia Víctor Sánchez, que está machucado, assim como o meia José Cañas.

Fernández veste camisa da equipe colchonera
JuanJo Martin/EFE
Fernández veste camisa da equipe colchonera

O Atlético de Madrid também atuará neste sábado, em casa, contra o lanterna Levante, já sabendo o resultado do compromisso do Barça, que ocorrerá poucas horas antes. Em caso de tropeço do rival, a vitória poderá garantir a liderança isolada.

A expectativa da torcida "colchonera" se volta para a possibilidade de estreia do meia argentino Augusto Fernández, recém-contratado junto ao Celta de Vigo. O atleta, que fez exames na quinta-feira e assinou contrato no dia seguinte, já treinou com os novos companheiros e está à disposição de Diego Simeone, que o comandou no River Plate.

Terceiro colocado, o Real Madrid tem 36 pontos e vem de duas vitórias, a última em sofrido duelo com a Real Sociedad, que teve placar de 3 a 1. Neste fim de semana, a equipe visitará o Valencia, que ocupa apenas a décima colocação, com 22 pontos, e ainda não venceu na competição sob o comando do inglês Gary Neville.

O jogo marca o reencontro do contestado técnico 'blanco', Rafa Benítez, ao estádio Mestalla, onde alcançou status de técnico de ponta, com os títulos espanhóis em 2001/2002 e 2003/2004, além da conquista da Copa da Uefa (atual Liga Europa), na mesma temporada do bi nacional.

Rafa Benítez, volta ao Mestalla, onde entrou para o rol dos grandes técnicos
EFE
Rafa Benítez, volta ao Mestalla, onde entrou para o rol dos grandes técnicos

Algoz do Valencia na rodada passada, o Villarreal pulou para a quarta colocação, fechando a zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. Neste domingo o compromisso será complicado, em visita ao Deportivo La Coruña, que está em sexto, com 27 pontos, seis atrás do Submarino Amarelo.

Em quinto, o Celta de Vigo vai atrás do retorno ao G-4 da competição, mas para isso precisará vencer nesta sábado o Málaga, fora de casa. O time anfitrião, no entanto, vem de série de três vitórias seguidas, que o tirou do fundo da tabela para colocá-lo em 11º.

No domingo, o oitavo colocado, Sevilla, visitará o antepenúltimo colocado Granada. Além disso, o Eibar, nono, jogará com o Betis, 12º, na casa do adversário. O penúltimo na classificação, Rayo Vallecano, receberá a Real Sociedad, que está no 15º posto.

O encerramento da 18ª rodada do Campeonato Espanhol será na segunda-feira, com o Sporting de Gijón, primeiro acima da zona de rebaixamento, em 17º, encarando em seus domínios o Getafe, que ocupa a 14ª posição.

Programação da 18ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado

Espanyol - Barcelona.

Atlético de Madrid - Levante.

Málaga - Celta de Vigo.

Domingo

Rayo Vallecano - Real Sociedad.

Betis - Eibar.

Granada - Sevilla.

Deportivo La Coruña - Villarreal.

Athletic Bilbao - Las Palmas.

Valencia - Real Madrid.

Segunda-feira

Sporting de Gijón - Getafe.