Tamanho do texto

Corinthians e Atlético-MG estarão no pote 1 enquanto Grêmio e Palmeiras estarão no pote 2. São Paulo decide 1ª fase em casa

Corinthians será cabeça de chave na Libertadores
EFE/Antonio Lacerda
Corinthians será cabeça de chave na Libertadores

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira como será a composição dos potes no sorteio para a Copa Libertadores de 2016. A entidade dividiu as equipes com base em um ranking dos clubes que disputam o campeonato e que levará em conta sempre as últimas dez edições do torneio.

Confira as novidades do Mercado da Bola

Campeões em 2012 e 2013, Corinthians  e Atlético-MG , serão os representantes brasileiros no pote 1, que define os cabeças de chave do torneio, e que também contará com os argentinos do River Plate, atual campeão do torneio, Boca Juniors e San Lorenzo, os uruguaios Peñarol e Nacional e o paraguaio Olimpia.

O pote 2 contará com Grêmio  e Palmeiras  ao lado do Emelec do Equador, dos chilenos do Colo-Colo, os paraguaios do Cerro Porteño, o Atlético Nacional da Colômbia e os bolivianos Bolivar e The Strongest.

Campeão em 2008, o LDU do Equador está no pote 3 ao lado de Sporting Cristal e do Melgar do Peru, Trujillanos e Deportivo Táchira da Venezuela, Cobresal do Chile, Rosário Central da Argentina e Deportivo Cali da Colômbia.

O último pote será formado pelos times que passarem da primeira fase do torneio e dos mexicanos do Pumas e do Toluca.

Leia mais:  Além da volta de Pato, Tite teria pedido Sóbis e Marcelo Moreno no Corinthians

A entidade também definiu a divisão dos potes que irão compor a primeira fase do torneio. O São Paulo  caiu no pote principal, que fará com que o time possa decidir a vaga jogando no Morumbi. No mesmo pote estão Universidad de Chile, Independiente Santa Fé da Colômbia,  Guarany do Paraguai, Caracas da Venezuela e Racing da Argentina.

O adversário do time brasileiro nesta fase sairá do segundo pote que tem as equipes do Oriente Petrolero da Bolívia, Huracán da Argentina, Independiente Del Valle do Equador, River Plate do Uruguai, Universidad César Vallejo do Peru e Pueblas do México.

O sorteio acontece nesta terça-feira, a partir das 22h, na sede da Conmebol.

Confira a formação dos potes para o sorteio da Libertadores 2016

Primeira fase:

Pote 1: São Paulo (BRA), Universidad de Chile (CHI), Independiente Santa Fé (COL), Guarany (PAR), Caracas (VEN) e Racing (ARG).

Pote 2: Oriente Petrolero (BOL), Huracán (ARG), Independiente Del Valle (EQU), River Plate (URU), Universidad César Vallejo (PER) e Pueblas (MEX).

Fase de Grupos:

Pote 1: River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Peñarol (URU), Nacional (URU), Olímpia (PAR), Corinthians (BRA), Atlético-MG (BRA) e San Lorenzo (ARG)

Pote 2: Grêmio (BRA), Emelec (EQU), Cerro Porteño (PAR), Atlético Nacional (COL), Bolivar (BOL), Colo-Colo (CHI), Palmeiras (BRA) e The Strongest (BOL).

Pote 3: LDU (EQU), Sporting Cristal (PER), Deportivo Cali (COL), Deportivo Táchira (VEN), Rosário Central (ARG), Melgar (PER), Cobresal (CHI) e Trujillanos (VEN).

Pote 4: Vencedores da primeira fase, Pumas (MEX) e Toluca (MEX).

    Leia tudo sobre: Futebol