Tamanho do texto

Atacante brasileiro é apenas o quinto atleta a conquistar Libertadores, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes

Neymar e Mercado disputam a bola na partida do Mundial
Atsushi Tomura/Getty Images
Neymar e Mercado disputam a bola na partida do Mundial

O brasileiro Neymar se recuperou de uma lesão e foi peça importante do Barcelona  na final do Mundial de Clubes, onde a equipe catalã venceu o River Plate da Argentina por 3 a 0 e garantiu a sua terceira conquista no torneio.

Leia também: Barcelona não dá chances para o River e conquista terceiro mundial em sete anos

Ao levantar mais um troféu, o oitavo desde que chegou ao clube, Neymar passou a fazer parte de um seleto e vitorioso grupo de jogadores que conseguiram conquistar a Libertadores de América, a Liga dos Campeões da UEFA e um Mundial de Clubes.

O primeiro nome da lista é o lateral brasileiro Cafu, pentacampeão com a seleção brasileira, que foi vencedor do torneio sul-americano e do Mundial nos anos de 1992 e 1993 pelo São Paulo  e que depois seria campeão da liga européia com o Milan  em 2007, mesmo ano que conquistaria o seu terceiro campeonato mundial.

Dida venceu a Libertadores, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes
Reprodução
Dida venceu a Libertadores, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes


Logo depois veio o goleiro brasileiro Dida, campeão da Libertadores de 1997 com o Cruzeiro  e que no Milan venceria duas vezes a Liga dos Campeões e ergueria o Mundial de 2007. O goleiro também fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo 2002.

O ano de 2000 trouxe o Boca Junior campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes, garantindo ao zagueiro argentino Walter Samuel, que conquistaria a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes pela Inter de Milão , a entrada no grupo de multicampeões.

Leia também: Em um Mundial, Suárez iguala gols de Messi em três e é o melhor do torneio

Carlos Tevez foi outro jogador que conseguiu unificar todas as conquistas. Campeão da Libertadores e do Mundial em 2003 pelo Boca Juniors, o jogador, depois de uma passagem pelo Corinthians, foi para o futebol europeu onde, pelo Manchester United , conquistou a Liga dos Campeões e voltou a vencer o Mundial no ano de 2008.

Carlos Tevez
Amilcar Orfali/Latin Content/Getty Images
Carlos Tevez


Agora Neymar, que havia vencido a Libertadores em 2011 com o Santos , se junta ao grupo com as conquistas obtidadas em 2015 da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes pela equipe do Barcelona.