Tamanho do texto

Se o momento é de litígio entre a atual diretoria santista e o jovem craque brasileiro do Barcelona, a grande fase vivida pelo atacante nos gramados vai propiciar um belo bônus ao clube

Neymar salta no Bernabéu: casa do Real foi dominada
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Neymar salta no Bernabéu: casa do Real foi dominada




A entrada de Neymar no grupo de finalistas à Bola de Ouro da Fifa rendeu elogios no mundo todo ao jogador, mas também há quem comemore por outras razões. Como o caso do Santos, por exemplo, que vai receber um bônus de 2 milhões de euros (ou aproximadamente R$ 8 milhões), previsto na venda do jogador para o Barcelona.

O jovem craque concorre com Cristiano Ronaldo e seu companheiro de clube Lionel Messi, as duas figuras que dominaram a premiação nos últimos sete anos. O último brasileiro a figurar na lista dos três candidatos fora Kaká, vencedor em 2007.

A ironia da premiação extra ao Santos é que o clube da Baixada, no momento, está em litígio com o jogador que revelou em suas categorias de base. A atual diretoria, inclusive, entrou com uma representação na Fifa  para se investigar supostas irregularidades na transferência para o Barcelona. Caso todas as solicitações sejam atendidas, craque pode ficar fora dos gramados por meio ano.

A mesma negociação colocou o atacante também na mira da Justiça brasileira. A Procuradoria da Fazenda Nacional determinou o bloqueio de R$ 188 milhões  do atleta por dolo, fraude e simulação de operações para enganar o Fisco.

Em campo, Neymar vive grande fase. O craque do Barcelona é o segundo principal artilheiro da Europa nesta temporada, com 16 marcados entre Campeonato Espanhol e Champions League. Levando em conta os jogos pela liga espanhola, seu início de temporada supera os números de figuras legendárias  como Romário, Ronaldo e Ronaldinho. 

No sábado, ele marcou duas vezes contra o Real Sociedad:

O anúncio da FIFA:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.