Tamanho do texto

Messi volta hoje ao time titular. Barça precisa de apenas um empate contra a Roma para garantir classificação antecipada

Com tridente, Barça não passa em branco desde fevereiro
Getty Images
Com tridente, Barça não passa em branco desde fevereiro


O Barcelona recebe a Roma, hoje, no Camp Nou, em busca da classificação antecipada à próxima fase da Liga dos Campeões. Um simples empate basta para que o time catalão assegure a primeira colocação do Grupo E. 

Se depender do trio de ataque, a missão não será tão complicada. Messi volta ao time titular, após entrar no segundo tempo da goleada sobre o Real Madrid, e forma o tridente com Neymar e Suárez. O reforço é ainda mais importante quando observa-se o retrospecto: com os sul-americanos em campo, o Barça não passa um jogo em branco há mais de nove meses. 

Veja a classificação, jogos e artilharia da Liga dos Campeões

A última vez em que os três estiveram juntos e a equipe não marcou gols foi no dia 21 de fevereiro, em partida válida ainda pelo Campeonato Espanhol da temporada passada. Na 24ª rodada da competição, o Barcelona recebeu o Málaga e foi derrotado por 1 a 0. 

Desde então, foram apenas dois jogos em que o Barça não balançou as redes, ambos sem o trio de ataque completo. Quando foi derrotado por 4 a 0 para o Athletic Bilbao, no jogo de ida da Supercopa da Espanha, dia 14 de agosto, o time não contou com a presença Neymar em campo. Quem jogou em seu lugar foi Pedro, que, posteriormente, viria a se transferir para o Chelsea. 

LEIA TAMBÉM:
Embalado, Barcelona quer melhor campanha da fase de grupos
Técnico da Roma elogia Neymar e crê em vitória contra Barcelona

No 0 a 0 contra o Villanovense, dia 28 de outubro - última vez em que a equipe catalã não marcou -, nenhum dos três jogadores foi escalado. O treinador Luis Enrique optou por mandar uma equipe reserva a campo. A partida era válida pela quarta rodada da Copa do Rei.

Com 10 pontos, o Barcelona lidera seu grupo da Liga dos Campeões, seguido justamente pela Roma, que tem cinco. Bayer Leverkusen e BATE Borisov, que se enfrentam antes do confronto entre os primeiros colocados, têm 4 e 3 pontos, respectivamente. Espanhóis e italianos jogam às 17h45, no horário de Brasília. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.