Tamanho do texto

Aproveitamento alto e ataque eficiente podem garantir números históricos para o time de Tite ao fim da temporada

Tite orienta jogadores do Corinthians durante treino no CT
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Tite orienta jogadores do Corinthians durante treino no CT

O Corinthians foi campeão brasileiro nesta quinta-feira e poderia considerar que as partidas das próximas rodadas contra São Paulo, Sport e Avaí não valem muita coisa. Mas não é bem assim. O clube terá condições de colocar a campanha de 2015 na história como a melhor em relação a outros campeões.

Leia também:
+ Você já sabia! Corinthians empata com o Vasco e é campeão brasileiro de 2015
+ Confira a página especial do hexa e baixe pôster e wallpaper do campeão

Veja os números que o Corinthians já conseguiu e que podem fazê-lo quebrar recordes da era dos pontos corridos. 

1) Melhor saldo de gols
O Corinthians já tem 37 gols de saldo após 35 rodadas. A melhor marca desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes e 38 rodadas, é a do Cruzeiro campeão de 2013. Naquele ano, o time mineiro teve 40 gols de saldo positivo. Com três rodadas até o final do Brasileirão, o Corinthians pode igualar e até superar a marca. Em 2013, na 35ª rodada, o Cruzeiro tinha 42 gols de saldo, mas tirou o pé depois de ser campeão antecipado.

2) Melhor aproveitamento
O empate com o Vasco deixou o Corinthians com aproveitamento de 73,3%. Este número é o mais alto já registrado numa reta final de campeonato e é melhor do que o do Cruzeiro de 2003, campeão com 72,5% de aproveitamento. Para se manter acima do número cruzeirense, recorde até 2015, o Corinthians precisa somar pelo menos mais seis pontos nos nove que vai disputar. 

Corinthians comemora o hexa brasileiro após empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário
Dhavid Normando/Futura Press
Corinthians comemora o hexa brasileiro após empate em 1 a 1 com o Vasco, em São Januário

3) Campeão com mais pontos entre 20 clubes
O Corinthians já tem 77 pontos e vai disputar outros nove até dezembro. Se somar dois pontos, o time de Tite vai superar o Cruzeiro de 2014, que somou 80 em 38 rodadas. 

4) Melhor mandante
"Caiu em Itaquera, já era". O Corinthians fez valer o lema de sua torcida neste Brasileirão. Em 17 jogos, venceu 15, empatou um e perdeu apenas uma vez. O aproveitamento é de 90,1%. Desde 2003, os melhores mandantes não somaram mais de 82% de aproveitamento - Santos (2006), São Paulo (2008), Grêmio (2009), Corinthians (2010), São Paulo (2012) e Cruzeiro (2014). O Corinthians ainda recebe São Paulo e Avaí e se somar pelo menos mais dois pontos em Itaquera já vai garantir o recorde.

Tite analisa dados durante treino do Corinthians. Que recordes ainda dá para bater?
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Tite analisa dados durante treino do Corinthians. Que recordes ainda dá para bater?


Alguns recordes, porém, estão bem distantes ou impossíveis.

O recorde de campeão com a melhor defesa já não pode ser igualado. Em 2007, o São Paulo ficou com o título com 19 gols sofridos. O Corinthians já tomou 26. 

Em relação ao ataque, o Corinthians terá dificuldades para ser recordista. Vai precisar manter uma média superior a quatro gols por jogo nas três rodadas seguintes para igualar o Cruzeiro de 2013, que marcou 77 naquele título. O Corinthians já marcou 64. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas