Tamanho do texto

Maior goleador da Europa nesta temporada, Aubameyang já marcou mais gols que sete times da Primeira Divisão alemã

Jogador do Gabão é a sensação da Bundesliga
Stuart Franklin/Getty Images
Jogador do Gabão é a sensação da Bundesliga

Pierre-Emerick Aubameyang está fazendo sucesso na atual temporada do Campeonato Alemão. O gabonês de 26 anos, jogador do Borussia Dortmund , é o artilheiro da competição ao lado de Robert Lewandowski, comemora gols lembrando de personagens dos quadrinhos, ostenta carros velozes e cristais na chuteira e até bateu o recorde de velocidade do jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do planeta.

Veja como está a classificação do Campeonato Alemão

Aubameyang e Lewandowski, que já foram companheiros de time, estão empatados na artilharia da Bundesliga, ambos com 14 gols - mais do que já anotaram sete times da elite alemã em 12 rodadas: Augsburg, Hoffenheim, Hannover, Werder Bremen, Darmstadt, Hamburgo e Ingolstadt.

Porém, ao longo da temporada, o gabonês tem 22 gols em 20 jogos (contando Liga Europa e Copa da Alemanha), o que o tornou o maior goleador da Europa até o momento.

Assista a gols de Aubameyang na temporada 2015/16 da Bundesliga:

Boas-vindas

Aubameyang chegou ao Dortmund na janela de verão de 2013, junto com o armênio Henrik Mkhitaryan, vindo do St. Etienne, da França. O time aurinegro vinha de sua melhor campanha na Liga dos Campeões desde que foi campeão em 1997, ficando com o vice. 

O gabonês tinha uma tarefa difícil: brigar por vaga no ataque com Robert Lewandowski e ajudar o time a conquistar títulos. Em sua primeira temporada foram 48 jogos e 16 gols, enquanto o polonês teve o mesmo número de jogos, mas marcando 28. A única conquista foi o da Supercopa da Alemanha.

Aubameyang comemorou o último gol na Bundesliga contra o Schalke 04
Getty Images
Aubameyang comemorou o último gol na Bundesliga contra o Schalke 04


Na temporada 2014/15, Lewandowski assinou com o Bayern de Munique e o Dortmund contratou Ciro Immobile. Outra vez, Aubameyang precisaria mostrar seu valor e disputar a vaga com o italiano. Foram 46 jogos e 25 gols, contra 34 partidas e dez tentos de Immobile. Mas o ano foi decepcionante como um todo e a luta contra o rebaixamento no campeonato nacional, no primeiro turno, tirou as chances de conquistar títulos.

Leia também:  Saiba por que Dortmund x Schalke é o maior clássico da Alemanha

A temporada de 2015/16 começou com reformulações em Dortmund. O técnico Jürgen Klopp foi substituído por Thomas Tuchel e, com a saída de Ciro Immobile para o Sevilla, era a chance de Aubameyang se firmar no ataque. No esquema montado por Tuchel, o gabonês tem tido mais liberdade para trocar de posições com Marco Reus e Henrik Mkhitaryan. A mudança deu certo e o camisa 17 bateu o recorde de primeiro jogador a marcar nas sete primeiras partidas seguidas de uma temporada na Bundesliga.

Aubameyang defende a seleção do Gabão desde 2009
Starafrica
Aubameyang defende a seleção do Gabão desde 2009

Nascido em Laval, na França, Aubameyang é o filho mais novo do ex-jogador Pierre-François Aubameyang. O pai foi muito cedo para Laval defender o time da cidade e retornou quando se aposentou do futebol. Apesar de ter dupla nacionalidade, desde 2009 Aubameyang veste a camisa do Gabão e neste ano foi nomeado para melhor jogador da África, concorrendo com Yaya Touré, que ganhou o prêmio nos últimos quatro anos.

O homem mais rápido de Dortmund

Além de surpreender com o faro de gol, Aubameyang tem chamado atenção da mídia. Logo quando chegou, surpreendeu a comissão técnica do Dortmund. Durante treino físico de pré-temporada, o jogador bateu a marca de Usain Bolt nos 30 metros rasos.

O jamaicano mais rápido do mundo tem a marca de 3,78 na distância, registrada em 2009. Aubameyang conseguiu 3,70 segundos. Na época, até os dirigentes chegaram a elogiar o atleta. “Pierre é sem dúvida um dos jogadores mais rápidos que já jogou aqui”, afirmou Michael Zorc, diretor esportivo do clube.

Jogador bateu recorde do velocista Usain Bolt
Twitter/Aubameyang_7
Jogador bateu recorde do velocista Usain Bolt

O jeito irreverente também é destaque. O jogador é fã do personagem Batman e não faz questão de esconder. No maior clássico da Alemanha, entre Borussia Dortmund e Schalke 04, da temporada passada, o gabonês comemorou um de seus gols com a máscara do morcego e Reus com a do parceiro Robin.

Leia também: Saiba por que Dortmund x Schalke é o maior clássico da Alemanha

Time entrou na brincadeira e trocou foto do perfil
Facebook/Borussia Dortmund
Time entrou na brincadeira e trocou foto do perfil

Na última rodada, Aubameyang voltou a comemorar com uma camisa do Batman com os dizeres “Vocês se lembram?”. A brincadeira fez a página oficial do Borussia Dortmund no Twitter mudar a foto de perfil para o símbolo do herói. O clube, inclusive, já vendeu muitas camisas das comemorações de Aubameyang. Em um dos jogos contra o Bayern de Munique na temporada 2013/14, ele festejou com a máscara do Homem Aranha e explicou que foi pelo filho, que é fã dos quadrinhos.

Veloz e furioso

Uma das maiores paixões de jogadores de futebol são carros velozes, e nesse quesito Aubameyang está muito bem servido. O jogador costuma postar fotos com seus carrões nas redes sociais. Nas últimas semanas foi até alvo de piadas por ter estacionado sua Lamborguini amarela em uma vaga para deficientes. A ostentação também está nas chuteiras. Quando ainda jogava pelo St. Etienne, ele usou uma chuteira cravejada com quatro mil cristais Swarovski.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas