Tamanho do texto

Desempenho de seleções asiáticas nas eliminatórias demonstram a fragilidade de algumas equipes do continente

Seleção de Laos é uma das piores equipes das eliminatórias asiáticas
Chung Sung-Jun/Getty Images
Seleção de Laos é uma das piores equipes das eliminatórias asiáticas

As eliminatórias asiáticas para a Copa de 2018 concluiram sua oitava rodada nesta terça-feira e comprovaram, mais uma vez, que o jargão "não tem mais bobo no futebol" cai por terra quando se olha a tabela do torneio e, principalmente, as seleções ocupam a lanterna de cada grupo.

Com direito a quatro vagas diretas ao mundial, o continente tem uma das eliminatórias mais inchadas, com 46 países iniciando o torneio com chances de chegar à Copa do Mundo. Equipes como Japão, Austrália, Coréia do Sul e Arábia Saudita saem como favoritas a conquista das vagas. Em compensação, existem seleções se mostram verdadeiros sacos de pancada dentro dos grupos e deixam clara a disparidade dentro do futebol no continente.

Somados os desempenhos dos lanternas dos oito grupos da segunda fase da competição, as equipes entraram em campo em 53 oportunidades, conseguindo apenas duas vitórias e sofrendo um total de 191 gols.

Confira agora as campanhas das equipes que ocupam a última posição de cada grupo das eliminatórias asiáticas.

Grupo A: Timor-Leste - 7J/0V/2E/5D/-27 SG
Jogando pela terceira vez as eliminatórias para a Copa do Mundo, a seleção timorense apostou no treinador brasileiro Fernando Rogério de Alcântara, ex-Salgueiro, em busca do sonho de disputar seu primeiro mundial. Depois de vencer a Mongólia na primeira fase, as coisas começaram a dar errado e o resultado não foi o esperado com seleção amargando uma péssima campanha e sofrendo derrotas por goleada para Arabia Saudita (10 a 0) e Emirados Árabes Unidos (8 a 0).

Veja a derrota da seleção Timorense contra Arábia Saudita por 10 a 0:

Grupo B: Bangladesh -7J/0V/1E/6D/-22 SG

Ex-Colônia do império britânico, a seleção bengali começou as eliminatórias sonhando em disputar a copa pela primeira vez. Sonho que parou nas goleadas sofridas para Austrália e Jordânia que colocaram a seleção do técnico italiano Fábio Lopez na lanterna do grupo B.

Logo na estréia, a seleção sofreu uma goleada para a favorita Austrália por 5 a 0. Veja os gols da partida:

Grupo C: Butão - 7J/0V/0E/7D/-45 SG

Uma das piores seleções do ranking da Fifa, Butão chegou as eliminatórias sem grandes pretensões e vem fazendo bem o papel de saco de pancadas. Até aqui perdeu os seus sete jogos, marcou apenas três gols (todos na derrota por 4 a 3 para Maldivas) e sofreu 48, sendo a pior defesa da competição. No caminho, goleadas para Catar (15 a 0) e China (12 a 0) colaboraram para a situação da equipe butanesa na competição.

Veja a goleada chinesa sobre a seleção de Butão:

Grupo D: Índia - 6J/1V/0E/5D/-8 SG
Se houver um prêmio de consolação para as piores seleções das eliminatórias asiáticas, a seleção do técnico inglês Stephen Constantine pode sorrir. Dona da melhor defesa entre os lanternas, a Índia, única seleção entre os lanternas a se qualificar para uma Copa do Mundo (Copa de 1950, no Brasil, que optou por não disputar por problemas financeiros), possue uma vitória e cinco derrotas nos seus seis jogos e "apenas" oito gols negativos em seu saldo (quatro marcados e 12 sofridos).

Veja os gols da derrota da Índia para o Irã, líder do grupo D:

Grupo E: Camboja - 7J/0V/0E/7D/-20 SG
Com o futebol crescendo no país e com o campeonato cada vez mais popular entre os seus torcedores, o Camboja tinha expectativa de coroar o momento com a vaga para a copa de 2018. O resultado em campo, porém, não apareceu e a seleção amargou resultados dolorosos como a derrota por 3 a 0 para o Japão e a goleada por 6 a 0 que sofreu da Síria

Veja os gols da vitória Síria contra Camboja:

Grupo F: Taiwan - 5J/0V/0E/5D/-11 SG
No grupo com menos participantes nesta fase das eliminatórias, o lanterna também não consegue apresentar bom desempenho. A ex-república chinesa Taiwan disputou cinco partidas até o momento e perdeu todas, com destaque para a goleada sofrida pelos taiwaneses para o Iraque por 5 a 1.

A seleção, que joga sob a alcunha de Taipé Chinesa devido a um acordo da Fifa com a China, sofreu 15 gols nos seus cinco jogos e marcou apenas quatro.

Veja os gols da vitória Iraquiana sobre Taiwan:

Grupo G: Laos - 7J/0V/1E/6D/ -26 SG
Laos busca disputar a Copa do Mundo pela primeira vez e para isso usa um método diferente para desenvolver o futebol no seu país. Apesar de manter o esporte no semi-amadorismo, o Governo de Laos mantém e institucionaliza os clubes de futebol do país (Os maiores campeões locais são os times que pertencem ao exército, ao ministério dos transportes e à própria prefeitura). Apesar desse investimento, a equipe vai de mal a pior e conseguiu apenas um ponto, resultado de um empate com Myamar. No mais, seis derrotas, entre elas goleadas sofridas para Coréia do Sul e Líbano.

Veja os gols da vítoria sul-coreana sobre Laos:

Grupo H: Iêmen - 7J/1V/0E/6D/ -12 SG
Com pouco investimento no esporte, o Iêmen ainda não possui tradição no futebol. Apesar da popularidade que a modalidade possui no país (assim como em todo o Oriente Médio), a seleção local disputa as eliminatórias sem expectativas e, apesar da lanterna, não sofreu derrotas tão humilhantes, tendo como piores resultados as goleadas sofridas para Coréia do Norte (3 a 0) e para Bahrein (4 a 0)

Veja os gols da goleada de Bahrein sobre Iêmen:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas