Tamanho do texto

Conclusão da 34ª rodada neste fim de semana pode confirmar o acesso do Botafogo e os rebaixamentos de ABC e Boa

Navarro e Neilton comemoram gol do Botafogo: acesso está bem perto
Vitor Silva/SSPress
Navarro e Neilton comemoram gol do Botafogo: acesso está bem perto

Faltam cinco rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro da Série B, mas a conclusão da 34ª jornada, neste fim de semana, deve ser crucial para as pretensões dos times com algo a brigar ainda na competição. Expectativa maior vive o Botafogo , que está a uma vitória do acesso à elite nacional.

Confira a tabela de jogos, classificação e artilharia da Série B

Com 65 pontos e na ponta da tabela, o Botafogo visita o Criciúma neste sábado, às 17h30 (de Brasília). Em caso de triunfo fora de casa, chegará a 68, o que já lhe garante uma vaga na Série A em 2016 e o deixa mais distante do vice-líder América-MG, com 60, na briga pelo título da competição. 

O clima é de expectativa, mas não de euforia.  "Não quero saber de oba-oba. Isso é com o Tite, com o Corinthians, que está folgado na frente. Nós estamos na Série B e queremos sair dessa situação. Isso é o mais importante. O assunto é o Criciúma, a preparação para o jogo. Não tem nada de “está perto, está quase”. Isso não é com a gente. O que vale é a preparação, dentro e fora do campo", ponderou Ricardo Gomes, técnico do time carioca.

Leia: Preservado, Navarro só volta contra o Santa Cruz; Sassá passará por cirurgia

A 34ª rodada foi aberta na terça-feira, com a vitória do América-MG por 3 a 1 sobre o Paysandu, outro postulante ao acesso. O resultado deixou os mineiros com 94% de chances de subir à elite, de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. No mesmo dia, o Bragantino bateu o Mogi Mirim também por 3 a 1 e entrou temporariamente no G4 da Série B, mas pode ser desbancado por outros quatro times.

Dos 20 participantes, dez ainda têm chances de acesso em 2016. Pela ordem de probabilidade, segundo o Infobola: Botafogo (99%), América-MG (94%), Vitória (75%), Bahia (42%), Bragantino (27%), Sampaio Corrêa (23%), Náutico (19%), Santa Cruz (14%), Paysandu (6%) e Luverdense (1%).

O ABC de Natal tem difícil missão para escapar da queda à Série C
Frankie Marcone/Comunicação ABC
O ABC de Natal tem difícil missão para escapar da queda à Série C

Na parte de baixo da tabela, são oito times brigando para não cair, pois o Mogi Mirim já está rebaixado à Série C. Pela ordem de probabilidade, segundo o Infobola: Boa Esporte (99%), ABC (99%), Ceará (61%), Macaé (20%), Criciúma (14%), Oeste (5%), Atlético-GO (1%) e Paraná (1%).

Nesta sexta-feira, o destino de dois postulantes ao rebaixamento pode ser selado. Em duelo direto na fuga da degola, o Ceará recebe o ABC, e a derrota será fatal para o time do Rio Grande do Norte, 18º colocado na tabela com 28 pontos. Já o Boa também cai se for superado pelo Luverdense, no Mato Grosso. As duas partidas serão às 21h (de Brasília).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.