Tamanho do texto

Estadual continua com grupos de cinco, mas equipes não enfrentam rivais da mesma chave. Rebaixamento será maior

Área do sorteio dos grupos do Paulistão de 2016 na sede da FPF
Felipe Barbosa/iG São Paulo
Área do sorteio dos grupos do Paulistão de 2016 na sede da FPF

A FPF (Federação Paulista de Futebol) fez o sorteio dos grupos do Paulistão de 2016 nesta quinta-feira e manteve o formato da disputa que gerou polêmica nas duas últimas edições do principal campeonato estadual do País. A principal mudança é em relação ao número de rebaixados. Serão seis ao invés de quatro. No acesso, apenas dois e não quatro times da Série A2 serão promovidos. Assim, o Paulistão de 2017 terá 16 clubes.

As 20 equipes foram divididas em quatro grupos de cinco times. As equipes da mesma chave não se enfrentam, o que pode levar à próxima fase times com menos pontos que caíram em um grupo mais fraco. 

Em 2015, o Audax, por exemplo, somou 22 pontos na primeira fase, teve a sétima melhor campanha, mas ficou de fora da segunda fase porque estava no grupo com Corinthians e Ponte Preta. O XV de Piracicaba, com 18, que estava num grupo mais fraco, foi às quartas.

O c ampeonato começa no dia 31 de janeiro e termina no dia 8 de maio. Terá 15 datas na primeira fase e os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. Assim como nos últimos anos, tanto as quartas como as semifinais serão jogadas em apenas uma partida na casa do time de melhor campanha.

Os quatro rebaixados em 2015 foram Marília, Bragantino, Portuguesa e Penapolense e eles dão lugar a Ferroviária, Novorizontino e Oeste, que conquistaram o acesso na Série A-2. O quarto clube do acesso ainda será definido. O Água Santa, de Diadema subiu, mas depende de laudo do seu estádio para confirmar. O Mirassol ganharia a vaga caso o Água Santa perca a vaga.

Representantes de todos os clubes se reuniram para o Conselho Técnico do torneio antes do sorteio dos grupos e retomaram o encontro para decidir se aceitam o Água Santa ou não. A equipe precisa de um estádio com capacidade mínima de 10 mil lugares para mandar seus jogos. 

O aumento no número de rebaixados atende uma pressão dos clubes maiores que pleiteam uma diminuição nas datas do Estadual. 

Veja os grupos do Paulistão 2016

Grupo A
Santos 
Botafogo de Ribeirão Preto
São Bento
Linense
Oeste

Grupo B
Palmeiras
Ponte Preta
Ituano
São Bernardo
Novorizontino

Grupo C
São Paulo
XV de Piracicaba
Audax
Capivariano
Ferroviária

Grupo D
Corinthians
Red Bull Brasil
Mogi Mirim
Rio Claro
Água Santa ou Mirassol

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.