Tamanho do texto

Clube move ação contra jogador pelos desacordos na transferência para o Barça . Caso todas as solicitações sejam atendidas, craque pode ficar fora dos gramados por meio ano

Neymar pode ser suspenso pela Fifa
Getty Images
Neymar pode ser suspenso pela Fifa


O processo que o Santos move contra Neymar na Fifa pode acabar em um longo período longe dos gramados para o jogador. Entre os pedidos do clube na ação - iniciada por conta dos problemas relativos à transferência do craque para seu atual clube, o Barcelona -, está a suspensão do atacante por seis meses. 

Este pedido integra um dos itens do documento utilizado pelo Santos para fazer as acusações à Neymar. O clube afirma que o jogador descumpriu o artigo 62 do Código Disciplinar da Fifa. O documento também fala em "má fé" por parte do jogador, apontando infrações ao Regulamento de Status e Transferência de Jogadores da Fifa. Por conta disso, o time da Vila Belmiro cobra o valor de 55 milhões de euros. 

Leia também:  Cansado, Ricardo Oliveira é dispensado e não enfrenta o Grêmio

"Portanto, Neymar Jr. violou os artigos 17(3), 17(5) do RSTP e o artigo 62 do Código Disciplinar. Tendo em vista a má fé de Neymar Jr. e todas as outras circunstâncias agravantes, incluindo a violação múltipla dos estatutos da Fifa e regulamentos durante o período protegido, o jogador precisa ser sancionado com uma restrição de seis meses para atuar em qualquer partida oficial de acordo com o artigo 17(3) do RSTP. Além disso, de acordo com artigo 62(4) do Código Disciplinar da Fifa, o jogador deverá estar sujeito ao confisco de todos os valores - direta ou indiretamente - recebidos como parte da transferência de seus direitos econômicos e federativos", diz o artigo do processo.

Além da ação contra o jogador, o clube também processou Neymar da Silva Santos, pai do jogador, e sua empresa, Neymar Sport e Marketing. No entanto, o resultado foi desfavorável para o Santos. A Fifa exclui tanto o pai quanto a empresa da ação, pois considerou não haver jurisdição para que os processos fossem mantidos.