Tamanho do texto

Pior time do Brasileirão, time carioca busca milagre para chegar a 46 pontos e evitar o 3º rebaixamento em sete anos

O Vasco perdeu para o Coritiba na última rodada e se afundou na lanterna do Brasileirão
Staff Images/Maracanã
O Vasco perdeu para o Coritiba na última rodada e se afundou na lanterna do Brasileirão

Nenhum torcedor está tão desesperado quanto o vascaíno neste Campeonato Brasileiro. Pior time da competição, o Vasco tem 13 pontos após 19 rodadas e precisa de um milagre para evitar a terceira queda para Série B em sete anos.

Veja a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Uma pontuação segura para não ser rebaixado é 46 pontos. Para chegar a esse número, o Vasco precisa de um aproveitamento de 57,89% nos 19 jogos do segundo turno. É o mesmo aproveitamento do Fluminense na primeira metade do Brasileiro: quarto colocado com 33 pontos. 

Leia também:
+ Eurico faz promessa ousada: 'Se eu achar que o Vasco cai, me mudo para Sibéria'

De acordo com o site Futdados, desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes em pontos corridos, nenhum clube com a pontuação do Vasco ao final do turno conseguiu o milagre de escapar da queda.

O mais próximo disso foi o Fluminense em 2009, que tinha 15 pontos após 19 rodadas e conseguiu escapar da queda com 46 pontos. Ao fim do turno, o Flu tinha quatro pontos a menos que o Coritiba, primeiro time fora da zona rebaixamento. O Vasco está sete atrás de Avaí e Figueirense, que são os primeiros times acima do Z4.

É possível não cair com menos pontos do que os 46, a pontuação ideal para evitar o rebaixamento. Em 2014, o Palmeiras escapou com 40, mas foi uma exceção. Em 2009, o Coritiba caiu com 45. Como nunca houve rebaixamento de times com 46 pontos, essa a meta para quem está lá em baixo. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.