Tamanho do texto

Desde 2006, quando o torneio passou a ter 20 clubes, o líder do primeiro turno foi campeão em seis oportunidades. Rodada do fim de semana ajuda Fluminense e Palmeiras

O atacante Luciano: cinco gols nos últimos três jogos do Corinthians
Friedemann Vogel/Getty Images
O atacante Luciano: cinco gols nos últimos três jogos do Corinthians


Metade do caminho já foi percorrido. A rodada deste fim de semana, a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, consolidou o Corinthians  na liderança, com 40 pontos, quatro à frente de  Atlético-MG  e Grêmio , e também deixou nas mãos da equipe treinada por Tite um retrospecto mais do que favorável para encarar as 19 jornadas restantes.

Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro

Desde 2006, quando o Brasileirão da Série A passou a ter 20 participantes - ou seja, nas últimas nove edições -, o time que fechou o turno na liderança se consagrou campeão nacional em seis oportunidades.  O próprio Corinthians, que ficou com a taça em 2011, engrossa esse histórico. Naquele ano, após 19 rodadas, assegurou a ponta com 37 pontos e faturou o caneco com 71.

Leia também: Tite vê título simbólico como fonte de confiança em luta pelo hexa

Apenas Grêmio em 2008 (São Paulo campeão), Internacional em 2009 (Flamengo) e Atlético-MG em 2012 (Fluminense) foram as exceções da regra até o momento.

Leia: Polêmica na quarta-feira, arbitragem volta a ser assunto em jogo do Corinthians

A rodada foi feliz também para Fluminense  e  Palmeiras . Os cariocas viraram sobre o Figueirense  em casa (2 a 1) e se aproveitaram de tropeços rivais para voltarem ao G4 do Brasileirão, com 33 pontos. Já os paulistas chegaram a 31 com o triunfo por 4 a 2 diante do Flamengo , quebraram a sequência de três derrotas seguidas e subiram três posições na tabela, ficando em quinto lugar no turno.

Leia mais: Dudu vomita, Lucas quase desmaia e Verdão vê "irresponsabilidade" às 11h

Em uma ponta da tabela, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense. Na outra, Goiás, Coritiba, Joinville e o lanterna Vasco, que integram a zona de rebaixamento. Após 190 partidas disputadas, o Brasileirão 2015 registra 102 vitórias de mandantes, 40 triunfos de visitantes e 48 empates. As médias de público pagante e gols do torneio são de 17.188 pessoas e 2,22 tentos por jogo. Abaixo, alguns momentos marcantes da 19ª rodada:

Espantou a coruja

O Grêmio manteve sua ascensão no torneio ao bater o Joinville por 2 a 1 e se igualar em pontos ao vice-líder Atlético-MG. Após sair em desvantagem, a equipe treinada por Roger Machado chegou à virada em Porto Alegre graças a um golaço de falta do lateral Galhardo. Bola no ângulo, cobrança perfeita. Veja:

Arbitragem sob desconfiança

A rodada teve alguns lances bem polêmicos. No Allianz Parque, o Flamengo reclamou de dois pênaltis não marcados diante do Palmeiras. Na Arena Condá, Apodi levou a bola com a mão para ganhar da marcação e anotar o segundo gol da Chapecoense contra o Atlético-MG, mas ninguém apitou. Confira:

Já em Florianópolis, a chiadeira ficou por conta do Avaí, que se sentiu prejudicado com o gol anulado de Jéci contra o Corinthians. A imagem abaixo é uma reprodução de TV, do canal SporTV, frisada no momento do passe em direção ao zagueiro.

O gol anulado de Jéci, zagueiro do Avaí, diante do Corinthians
Reprodução de TV
O gol anulado de Jéci, zagueiro do Avaí, diante do Corinthians


Com o gol anulado, o Corinthians chegou à vitória e consolidou a liderança ao fim do primeiro turno com uma pintura do atacante Luciano. Para ver e rever:

Artilheiro azarado

Goleador do Brasileirão, com 11 tentos, Ricardo Oliveira teve chances de ampliar seus números, mas levou azar mais uma vez. Contra o Atlético-PR, o atacante do Santos despediçou cobrança de pênalti, a segunda seguida, e perdeu essa chance incrível:

Desespero cruz-maltino

Lanterna do Brasileirão, o Vasco empatava em casa com o Coritiba, o que já era motivo de irritação por parte da torcida. Nos acréscimos do segundo tempo, Jomar entregou o ouro e Evandro decretou a vitória paranaense por 1 a 0. Que vacilo!

Confira galeria de fotos dos jogos da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.