Tamanho do texto

Em 1915, clube usou pela primeira a camisa preta com listras brancas que virou marca registrada na história corintiana

Walter, goleiro do Corinthians, com a camisa retrô do Corinthians que custa R$ 149,90
Divulgação
Walter, goleiro do Corinthians, com a camisa retrô do Corinthians que custa R$ 149,90

A rede de lojas oficiais do Corinthians,a Poderoso Timão, lança nesta semana um novo modelo de camisa do clube inspirado no uniforme usado pelos jogadores do clube há 100 anos, em 1915. Foi a estreia da camisa alvinegra que se tornou referência do clube.

Ela foi vestida pela primeira vez num jogo contra a Caçapavense e simbolizou o protesto da equipe contra a proibição de o clube jogar na primeira divisão de São Paulo por . O episódio ficou conhecido como "Golpe da Apea”, a associação paulista de esportes atléticos, responsável pelo campeonatos na época, que não aceitou o Corinthians nos seus torneios. A cor preta então foi escolhida pelo clube e se tornou símbolo da luta do clube contra o preconceito da elite paulistana, que não aceitava disputar os campeonatos com operários.

“Demoramos quase 100 anos para comprovar a existência da camisa listrada já em 1915, mas valeu a pena. Alguém de São Carlos guardou uma foto que veio parar no Memorial do Corinthians. Naquele ano, o time ficou fora dos dois Campeonatos Paulistas que eram disputados, tanto o da Liga Paulista de Futebol quanto o da Associação Paulista de Sports Atléticos. O jeito foi disputar amistosos pelo interior de São Paulo”, conta Celso Unzelte, jornalista e historiador responsável pelo "Almanaque do Timão".

O Corinthians voltou a disputar o Campeonato Paulista em 1916 e deixou a camisa alvinegra de lado, voltando ao uniforme branco com camisa branca e shorts pretos. A camisa alvinegra passou a ser considerada a segunda camisa oficial do Corinthians a partir da década de 40 e é uma das preferidas da torcida até hoje.

Camisa preta com listras brancas foi usada pelo Corinthians pela primeira vez em 1915
Divulgação
Camisa preta com listras brancas foi usada pelo Corinthians pela primeira vez em 1915


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.