Tamanho do texto

Manchester United, Valencia e Leverkusen, todos com finais no currículo, conhecem nesta sexta-feira seu próximos rivais

Manchester United volta à Liga dos Campeões e conhece seu primeiro rival nesta sexta
AP Photo/Jon Super
Manchester United volta à Liga dos Campeões e conhece seu primeiro rival nesta sexta

A última etapa antes da definição de todos os participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa terá início nesta sexta-feira, com o sorteio dos confrontos do playoff final, que definirá os dez últimos classificados.

A cerimônia de definição dos duelos acontecerá a partir de 8h (horário de Brasília), na sede da Uefa, na cidade suíça de Nyon. Entre os envolvidos, estão clubes como Manchester United, Valencia, Celtic, Shakhtar Donetsk, Lazio, mas também os surpreendentes Skënderbeu Korçë, da Albânia, e Astana, do Cazaquistão.

Os 20 times do sorteio estão divididos, inicialmente, em dois grupos que não se misturam. Em um, estão apenas campeões nacionais e no outro, clubes que se classificaram com postos mais baixos em suas ligas locais.

No primeiro dos potes, são cabeças de chave Apoel Nicósia, do Chipre, Basel, da Suíça, Bate Borisov, de Belarus, Celtic, da Escócia, e Dínamo de Zagreb, da Croácia. Cada clube sorteado deste grupo encarará Astana, Maccabi Tel Aviv, de Israel, Malmö, da Suécia, Partizan Belgrado, da Sérvia, ou Skënderbeu Korçë.

No outro pote estão melhores ranqueados são Bayer Leverkusen, da Alemanha, Manchester United, da Inglaterra, Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Sporting, de Portugal, e Valencia, da Espanha. Entre os piores estão Club Brugge, da Bélgica, CSKA Moscou, da Rússia, Lazio, da Itália, Monaco, da França, e Rapid Viena, da Áustria.

Serão definidos dez confrontos, com cada vencedor avançando a fase de grupos, se juntando aos demais 22 previamente classificados, pela posição na temporada anterior. Barcelona, Real Madrid, Juventus, Bayern de Munique, Chelsea e Paris Saint-Germain são alguns dos garantidos.

Os jogos de ida acontecerão nos dias 18 e 19 de agosto, enquanto as partida de volta estão programadas para acontecer em 25 e 26 do mesmo mês.

No playoff, o Valencia pode fazer história para o futebol espanhol, já que o país tem chances de ser o primeiro a colocar cinco representantes na fase de grupos, graças ao título do Sevilla na Liga Europa. Barça, Real e Atlético de Madrid são os outros times entre os garantidos na disputa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.