Tamanho do texto

Time está classificado também para as oitavas de final da Copa do Brasil, o que inviabilizaria a entrada no torneio continental

Ceará foi campeão da Copa do Nordeste em 2015 e pleiteia vaga na Sul-Americana
Twitter/Reprodução
Ceará foi campeão da Copa do Nordeste em 2015 e pleiteia vaga na Sul-Americana

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) atendeu nesta quinta-feira o pedido do Ceará para disputar a Sul-Americana, além da Copa do Brasil em 2015. O clube havia entrado com um mandado de garantia na última segunda-feira contestando a determinação da CBF de que não poderia disputar as duas competições simultaneamente.

O Ceará conquistou a vaga na Sul-Americana com o título da Copa do Nordeste deste ano. O imbróglio se deu depois de o clube eliminar o Tupi na Copa do Brasil e avançar às oitavas de final na Copa do Brasil. Para a CBF, não há datas para que clubes brasileiros joguem tanto a Copa do Brasil como a Sul-Americana no segundo semestre. 

A CBF já havia apontado os oito clubes indicados pelo País para a Sul-Americana. Sem o Ceará, o Bahia, vice-campeão da Copa do Nordeste e eliminado na Copa do Brasil, herdou a vaga. O time cearense enfrentará o São Paulo nas oitavas da Copa do Brasil.

Porém, Guilherme Magalhães, diretor jurídico do Ceará, explica que o mandado de garantia dado pelo STJD  se baseia apenas no regulamento. Não há nada no documento que sugira que o campeão da Copa do Nordeste teria de de abrir mão da vaga na Sul-Americana, não havendo nenhum relação com a Copa do Brasil. 

Apesar da vitória do Ceará nos tribunais, a CBF três dias para recorrer da decisão ao Pleno do STJD. 

Lanterna da Série B
Ainda que o clube esteja comemorando a chance de jogar mais duas competições em 2015, a equipe vive situação delicada na Série B. É a última colocada, com apenas 11 pontos, seis atrás do Luverdense, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.